Cor do ano Pantone 2025: Inspirações para marcas e mais!

Imagem com texto: Como usar a cor do Ano Pantone 2025. Ao fundo aparecem várias embalagens usando uma cor similar ao Mocha Mousse

A cor do ano Pantone 2025 foi revelada: a Mocha Musse. Saiba que sensações ela traz, inspirações e combinações para utilizar na sua marca, produto ou embalagem.


No final do ano 2024, a cor do ano Pantone deu o que falar! A escolha foi uma cor pouco utilizada no mundo das marcas, mas que carrega consigo uma forte personalidade. Neste artigo, exploramos o significado da Cor do Ano Pantone 2025, como ela se conecta ao contexto atual e de que forma pode ser aplicada para criar projetos com impacto e harmonia para sua empresa.

O que é Pantone?

A Pantone é a empresa responsável pela criação das “Cores Pantone”, muito conhecida em qualquer setor que trabalha com cores. Desde gráficas de impressão aos setores de moda e decoração.

Mas seu produto principal não se trata somente de cores e sim de um padrão universal, criado para garantir que uma cor terá a mesma tonalidade, independente da região ou do tipo de aplicação.

Para entender o quão importante é isso, basta você tentar descrever a diferença entre 3 ou 4 tons de uma cor. Segundo o livro “A Psicologia das Cores”, uma pesquisa com 2 mil pessoas registrou 111 diferentes nomes para tons de azul. Eles vão desde “azul aço” a “ultramarino”.

O padrão de cores Pantone garante que a cor da sua marca transmita a mesma mensagem em todas as aplicações. E, acima de tudo, gere reconhecimento de marca.

Além desse padrão, a Pantone sempre elege qual será a “cor do ano” para o ano seguinte. Sendo esta uma ação muito comentada no mundo do design em geral.

Como a Pantone escolhe a cor do ano?

A escolha da Cor do Ano Pantone ocorre com base em várias análises de tendências. A empresa observa tanto o que está sendo usado quanto a mudanças de comportamento das pessoas. Além disso, observam também o que elas esperam para um futuro próximo. O que, por consequência, reflete em suas escolhas como consumidores.

Segundo o site da empresa, “a Cor do Ano expressa um mood e uma atitude globais, refletindo o desejo coletivo na forma de uma única cor distinta”.

Agora que você já sabe melhor sobre a Pantone e como ela realiza a escolha das cores, sergem as dúvidas: qual é a cor do ano Pantone 2025? Como usá-la? Como ela influencia a minha marca?

Abaixo respondemos a cada uma delas.

Mocha Mousse: a cor do ano Pantone 2025

Segundo o livro mencionado acima, o marrom está entre as cores mais detestadas. Mesmo assim, esta foi a cor escolhida pela Pantone para representar o ano de 2025.

Foto reprodução: Pantone

O Mocha Mousse é um tom de marrom suave. Segundo a marca, ele expressa o desejo por prazeres cotidianos. Desde um reconfortante café refinado a um passeio no parque numa tarde de outono. A cor possui um toque de sofisticação, mas sem deixar o conforto de lado.

Apesar de fazer parte de quase toda paleta de cores “nude” ou com tons terrosos, não é comum ver tons similares de marrom como cor principal nas marcas.

Por isso, trouxemos como inspiração marcas e embalagens que chamam a nossa atenção e deixam a cor marrom em evidência.

Inspirações de marcas e embalagens com marrom: a cor Pantone 2025

Por mais que não sejam o mesmo tom, selecionamos marcas e embalagens que possuem uma sensação similar a cor do ano Pantone.

Por ser uma cor mais suave e terrosa, é comum a vermos em cosméticos. Pricipalmente os que desejam ter um ar mais natural, mas sem perder a sofisticação.

Marca  de suplemento Evernate, com paleta de cores marrom,semelhante a Mocha Mousse.
Foto com duas embalagens de cosméticos sofisticados e com ar de natural. Ambos na cor bege com logo e texto em marrom.

Também encontramos embalagens incríveis que possuem como base o cacau, desde manteigas a chocolates. Abaixo há três exemplos, entre eles, a embalagem da Nugali Chocolates, de Pomerode.

Esta embalagem conquistou o 29º Prêmio Expressão de Ecologia, um dos mais importantes da área no Brasil, por sua composição 100% biodegradável.

Imagem com duas fotos, uma de embalagem de chocolate, nas cores marrom escuro e mocha mousse. E outra de manteiga de cacau na com rótlo de mesma cor.

Mas ela não está presente somente em produtos que possuem a cor marrom, em nossa busca, também encontramos muitas embalagens de velas aromáticas. A proposta da cor combina bem com o nicho: acolhedora, suave e sofisticada.

Imagem de embalagens de vela aromática na cor marrom, um pouco mais clara que a cor Pantone Mocha Mousse. O nome da marca é escrito em branco.
Fonte: Behance
Fonte: Behance

Para as marcas, buscamos inspirações no Behance, uma plataforma popular em meio aos designers. Confira abaixo as nossas preferidas.

Por fim, não poderíamos deixar de ressaltar a beleza do design brasileiro. Entre as marcas conhecidas no Brasil, trouxemos a embalagem da Feito Brasil que possui uma ilustração encantadora.

A embalagem foi premiada com medalha de prata na categoria “Família de produtos” no prêmio ABRE 2024, da Associação Brasileira de Embalagens.

A belíssima combinação da estampa marrom com o fundo suave trouxe aconchego para o produto. Já a sofisticação veio tanto das cores quanto da aplicação em hotstamping dourado.

Embalagem da Feito Brasil premiada. A embalagem usa uma cor semelhante ao salmão combinada com a cor pantone mocha mousse e um hotstamping dourado.

Combinações e paletas de cores marrom

Seja em aplicações como fachada, embalagem ou na própria identidade visual da empresa, uma cor nunca estará sozinha.

Combinar essas cores para comunicar a mensagem desejada pode parecer fácil a primeira vista. Porém, percebemos que esse é sempre um grande dilema entre nossos clientes.

Para auxiliar nisso, trouxemos algumas combinações perfeitas com a cor Mocha Mousse para inspirar a aplicação em sua marca.

Cores análogas e monocromáticas: para quem deseja um clássico ar elegante e suave

A combinação da cor do ano Pantone com as cores análogas (próximas a ela) ou monocromática (variando entre claro e escuro), resulta em um estilo suave e elegante. Esta combinação é muito usada em decorações clássicas. Sendo assim, é uma aposta segura para marcas que desejam transmitir essas sensações.

Na foto, há 4 exemplos de paletas de cores que segue essa ideia. A primeira dela deixam um ar mais leve. Já a segunda e a terceira, possuem mais contraste e, portanto, mais impacto. E a última, é formada por tons mais acinzentados e, por isso, é mais neutra.

Combinação de cores elegantes com Mocha mousse, a cor do ano pantone 2025. Entre elas estão bege e outros tons de marrom.

Um toque de primavera: combinações de marrom com cores mais alegres.

As combinações com verde traz um ar de “aconchego natural”, enquanto o laranja remete a uma criatividade sutil.

Para quem deseja um pouco mais de cor, mas sem perder o charme, a combinação com rosa junto ao verde é uma boa escolha. Abaixo estão alguns exemplos de paletas.

Inspirações de paletas de cores unindo o mocha mousse com cores da primavera como o laranja, o ver e o rosê.

Sóbrias e exclusivas: paletas com cores escuras e acinzentadas

Agora, se a intenção é ter uma combinação mais fria e exclusiva, uma alternativa são os tons mais fechados e/ou acinzentados. Por exemplo, um cinza chumbo, ou um verde acinzentado como o “feldgrau”.

Paletas de cores com sensação sóbria e exclusiva, todas com a cor pantone 2025 mocha musse.

O que achou das inspirações? Se deseja saber mais sobre como combinar ou até mesmo escolher um cor para sua empresa, recomendamos esse outro post: Como escolher paleta de cores para empresa: um guia completo.

Como saber se devo ou não seguir essa tendência?

Como vimos, a escolha da cor Pantone é um retrato do que se espera para esse ano. Não só para comportamento humano como também para a intenção de compra.

A escolha de seguir ou não essa tendência, deve estar alinhada a estratégia da marca. Portanto, se a sua marca deseja passar para o públiso as sensações que mencionamos, a Mocha Mousse pode ser uma boa escolha.

Outro possível uso é para empresas que seguem tendências e estão sempre lançando novos produtos ou embalagens. Nesse caso, criar uma linha especial com a cor ou incorporá-la em uma das suas criações pode despertar a atenção. Isto, é claro, se esse estio de vida natural, sofisticado e acolhedor for de interesse do público.

Esperamos que este post tenha te inspirado e ajudado a entender melhor sobre a cor do Ano 2025. E claro, nós da Capulo, sempre estaremos aqui para ajudar quando o assunto é cores para a identidade visual ou embalagens da sua marca.

Um abraço e até o próximo post!

YASMINE ANDRADE

Designer de marcas e de interface na Capulo. Apaixonada por yoga, conversas inspiradoras, estratégia e por descobrir o porquê das coisas.


posts recomendados

Confira outros posts da mesma categoria