
A volta do vintage e mais 5 tendências do design para 2024
16 jan
7 min de leitura
A cor do ano Pantone 2025 foi revelada: a Mocha Musse. Saiba que sensações ela traz, inspirações e combinações para utilizar na sua marca, produto ou embalagem.
No final do ano 2024, a cor do ano Pantone deu o que falar! A escolha foi uma cor pouco utilizada no mundo das marcas, mas que carrega consigo uma forte personalidade. Neste artigo, exploramos o significado da Cor do Ano Pantone 2025, como ela se conecta ao contexto atual e de que forma pode ser aplicada para criar projetos com impacto e harmonia para sua empresa.
A Pantone é a empresa responsável pela criação das “Cores Pantone”, muito conhecida em qualquer setor que trabalha com cores. Desde gráficas de impressão aos setores de moda e decoração.
Mas seu produto principal não se trata somente de cores e sim de um padrão universal, criado para garantir que uma cor terá a mesma tonalidade, independente da região ou do tipo de aplicação.
Para entender o quão importante é isso, basta você tentar descrever a diferença entre 3 ou 4 tons de uma cor. Segundo o livro “A Psicologia das Cores”, uma pesquisa com 2 mil pessoas registrou 111 diferentes nomes para tons de azul. Eles vão desde “azul aço” a “ultramarino”.
O padrão de cores Pantone garante que a cor da sua marca transmita a mesma mensagem em todas as aplicações. E, acima de tudo, gere reconhecimento de marca.
Além desse padrão, a Pantone sempre elege qual será a “cor do ano” para o ano seguinte. Sendo esta uma ação muito comentada no mundo do design em geral.
A escolha da Cor do Ano Pantone ocorre com base em várias análises de tendências. A empresa observa tanto o que está sendo usado quanto a mudanças de comportamento das pessoas. Além disso, observam também o que elas esperam para um futuro próximo. O que, por consequência, reflete em suas escolhas como consumidores.
Segundo o site da empresa, “a Cor do Ano expressa um mood e uma atitude globais, refletindo o desejo coletivo na forma de uma única cor distinta”.
Agora que você já sabe melhor sobre a Pantone e como ela realiza a escolha das cores, sergem as dúvidas: qual é a cor do ano Pantone 2025? Como usá-la? Como ela influencia a minha marca?
Abaixo respondemos a cada uma delas.
Segundo o livro mencionado acima, o marrom está entre as cores mais detestadas. Mesmo assim, esta foi a cor escolhida pela Pantone para representar o ano de 2025.
O Mocha Mousse é um tom de marrom suave. Segundo a marca, ele expressa o desejo por prazeres cotidianos. Desde um reconfortante café refinado a um passeio no parque numa tarde de outono. A cor possui um toque de sofisticação, mas sem deixar o conforto de lado.
Apesar de fazer parte de quase toda paleta de cores “nude” ou com tons terrosos, não é comum ver tons similares de marrom como cor principal nas marcas.
Por isso, trouxemos como inspiração marcas e embalagens que chamam a nossa atenção e deixam a cor marrom em evidência.
Por mais que não sejam o mesmo tom, selecionamos marcas e embalagens que possuem uma sensação similar a cor do ano Pantone.
Por ser uma cor mais suave e terrosa, é comum a vermos em cosméticos. Pricipalmente os que desejam ter um ar mais natural, mas sem perder a sofisticação.
Também encontramos embalagens incríveis que possuem como base o cacau, desde manteigas a chocolates. Abaixo há três exemplos, entre eles, a embalagem da Nugali Chocolates, de Pomerode.
Esta embalagem conquistou o 29º Prêmio Expressão de Ecologia, um dos mais importantes da área no Brasil, por sua composição 100% biodegradável.
Mas ela não está presente somente em produtos que possuem a cor marrom, em nossa busca, também encontramos muitas embalagens de velas aromáticas. A proposta da cor combina bem com o nicho: acolhedora, suave e sofisticada.
Para as marcas, buscamos inspirações no Behance, uma plataforma popular em meio aos designers. Confira abaixo as nossas preferidas.
Por fim, não poderíamos deixar de ressaltar a beleza do design brasileiro. Entre as marcas conhecidas no Brasil, trouxemos a embalagem da Feito Brasil que possui uma ilustração encantadora.
A embalagem foi premiada com medalha de prata na categoria “Família de produtos” no prêmio ABRE 2024, da Associação Brasileira de Embalagens.
A belíssima combinação da estampa marrom com o fundo suave trouxe aconchego para o produto. Já a sofisticação veio tanto das cores quanto da aplicação em hotstamping dourado.
Seja em aplicações como fachada, embalagem ou na própria identidade visual da empresa, uma cor nunca estará sozinha.
Combinar essas cores para comunicar a mensagem desejada pode parecer fácil a primeira vista. Porém, percebemos que esse é sempre um grande dilema entre nossos clientes.
Para auxiliar nisso, trouxemos algumas combinações perfeitas com a cor Mocha Mousse para inspirar a aplicação em sua marca.
A combinação da cor do ano Pantone com as cores análogas (próximas a ela) ou monocromática (variando entre claro e escuro), resulta em um estilo suave e elegante. Esta combinação é muito usada em decorações clássicas. Sendo assim, é uma aposta segura para marcas que desejam transmitir essas sensações.
Na foto, há 4 exemplos de paletas de cores que segue essa ideia. A primeira dela deixam um ar mais leve. Já a segunda e a terceira, possuem mais contraste e, portanto, mais impacto. E a última, é formada por tons mais acinzentados e, por isso, é mais neutra.
As combinações com verde traz um ar de “aconchego natural”, enquanto o laranja remete a uma criatividade sutil.
Para quem deseja um pouco mais de cor, mas sem perder o charme, a combinação com rosa junto ao verde é uma boa escolha. Abaixo estão alguns exemplos de paletas.
Agora, se a intenção é ter uma combinação mais fria e exclusiva, uma alternativa são os tons mais fechados e/ou acinzentados. Por exemplo, um cinza chumbo, ou um verde acinzentado como o “feldgrau”.
O que achou das inspirações? Se deseja saber mais sobre como combinar ou até mesmo escolher um cor para sua empresa, recomendamos esse outro post: Como escolher paleta de cores para empresa: um guia completo.
Como vimos, a escolha da cor Pantone é um retrato do que se espera para esse ano. Não só para comportamento humano como também para a intenção de compra.
A escolha de seguir ou não essa tendência, deve estar alinhada a estratégia da marca. Portanto, se a sua marca deseja passar para o públiso as sensações que mencionamos, a Mocha Mousse pode ser uma boa escolha.
Outro possível uso é para empresas que seguem tendências e estão sempre lançando novos produtos ou embalagens. Nesse caso, criar uma linha especial com a cor ou incorporá-la em uma das suas criações pode despertar a atenção. Isto, é claro, se esse estio de vida natural, sofisticado e acolhedor for de interesse do público.
Esperamos que este post tenha te inspirado e ajudado a entender melhor sobre a cor do Ano 2025. E claro, nós da Capulo, sempre estaremos aqui para ajudar quando o assunto é cores para a identidade visual ou embalagens da sua marca.
Um abraço e até o próximo post!
16 jan
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