
Embalagem sustentável: rebranding da Nescau vai além da estética.
18 out
4 min de leitura
Procurando inspirações de embalagens para vinhos? Selecionamos 5 rótulos que vão te encantar e te inspirar a criar o da sua marca. Confira!
Hoje peço licença poética para falar de um assunto que me encanta: rótulo de vinho!
Comemoração que é comemoração, não é a mesma sem uma boa bebida, certo? E como hoje é o meu aniversário, não poderia deixar de falar dessas duas paixões: vinho e design.
Para quem não me conhece ainda: prazer, Yasmine, estrategista de marca e designer aqui na Capulo!
Ao longo de minha carreira, fiz vários projetos para diversas áreas, desde embalagens para semijoias a telas de aplicativos de empréstimos. Mas sempre tem aquele projeto que a gente gostaria de fazer e nunca teve oportunidade, né?
Eu não sou uma grande entendedora de vinhos, confesso que mal sei a diferença de uma uva para outra. Mas, com certeza, sou apaixonada no design desses rótulos!
E, já que hoje é dia de comemorar, separei alguns dos que mais gostei por aqui para servir de inspiração. (E já me coloco a disposição para projetos na área haha)
Quando bati o olho nessa garrafa, me encantei!
A riqueza de detalhes do rótulo, o estilo de ilustração inspirado em desenhos persas e a impressão em relevo. Sem dúvida, essa composição chama atenção de qualquer um na gôndola – aquelas prateleiras do mercado.
Isso SE ela ficasse num supermercado, né?
Procurei o site da marca para saber se a empresa era real ou só um projeto conceitual, e sim, é real, mas é preciso encomendá-lo para ter um desses na sua casa. Eles possuem diversas embalagens diferentes, uma mais cativante que a outra!
Esta é uma daquelas embalagens que te encanta, não pela sofisticação dos acabamentos, mas pela criatividade e o conceito envolvido.
O nome desse vinho é 3 rios, e foi baseado em rios de Portugal.
Repare que o rótulo possui picotes para você destacar o papel onde estão desenhados os rios. E, no verso de cada um, tem o nome do rio que está ilustrado.
Além de utilizar a embalagem para levar o seu cliente a conhecer mais sobre a história do vinho, ela ainda garante um boa experiência através da interação com o rótulo.
O destaque do rótulo desse vinho é, sem dúvida, sua ilustração super inusitada. O desenho parece baseado na xilogravura, me lembra bastante ambientes de tavernas antigas e o estilo “medieval grotesco”.
Além disso, como boa designer, quero chamar a atenção também para toda a construção do rótulo. Desde a escolha do papel com textura à irregularidade do seu corte. Esses “detalhes” não só incrementam a experiência tátil, como dão um toque rústico e reforçam o estilo do vinho.
De longe, esta pode parecer uma simples e clássica embalagem de vinhos, mas quando olhamos de perto, vemos a riqueza de seus detalhes.
Suas ilustrações, com selos e relevos, mostram o seu ciclo de produção do vinho, demonstrando seu tradicionalismo.
Este acabamento em relevo e a impressão precisa lembram técnicas clássicas como o letterpress e o relevo francês, conferindo ao rótulo um toque artesanal e sofisticado.
E para quem não conhece muito de métodos de impressão gráfico, aí vai uma curiosidade: o relevo francês era uma técnica de impressão onde se esculpia-se a mão uma peça de metal.
O diferente nesse método é que o relevo fica para cima e para ver se é um autêntico relevo francês, basta olhar o verso da embalagem e observar se a impressão está em baixo relevo.
Por causa da dificuldade de se entalhar a peça de molde, essas impressões eram feitas uma a uma. (Imagem só o preço de uma garrafas dessas!)
Sendo ou não um autentico relevo francês, a impressão desse rótulo ainda foi aliada ao hot stamping, uma “impressão quente” que garante esse efeito dourado do seu nome.
Diferente das outras que mostrei, o que chama a atenção aqui não é só o rótulo, mas também a embalagem desenhada com o encaixe das mãos. Sem falar no relevo impresso no papel com pequenos triângulos que vão se “abrindo” de baixo para cima.
De longe se percebe a “ostentação” desse produto que, com certeza, eu gostaria de ter em minha coleção!
Repare que, embora sejam da mesma categoria de produtos (vinho), cada embalagem transmite uma sensação completamente diferente – e, provavelmente, cada sabor também. Mesmo vinhos que “contam” sua história regional, como o 3 rios e o Aminga, encontraram formas bem distintas de fazer isso.
Isso é o que mais me encanta no design, especialmente no de embalagens: ter o poder de transmitir suas sensações ao público, antes mesmo de provar de fato o produto. O que, por si só, já traz um peso enorme ao projeto e pode influenciar no sucesso (ou no fracasso) do seu lançamento.
E aí, o que acharam dessas embalagens? Lindas, não?
Agora conta aí pra gente, qual delas você gostaria de ter?
E, se você possui uma adega ou deseja transmitir a essência dos seus produtos com uma embalagem que se diferencie na gôndola, conte com a gente para dar vida ao seu próximo projeto.
Entre em contato para falarmos sobre ele e criar algo memorável juntos!
18 out
4 min de leitura