Vendas baixas no online: 5 motivos para isso acontecer.
5 jul
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Manter uma imagem de marca consistente em todos os pontos de contato com os clientes pode ser um desafio, porém, é essencial para empresas em expansão. Duscubra as vantagens e exemplos de grandes marcas que fazem isso há décadas.
A importância da consistência na identidade visual vai além de garantir o reconhecimento da marca. Trata-se de destacar-se na multidão, construir confiança e consolidar uma identidade memorável.
Apesar de trazer benefícios a qualquer porte de empresa, destacamos essa importância para as que estão em crescimento. Pois, uma vez que já possuem um produto ou serviço validado, é preciso construir uma marca forte para conseguir competir com empresas mais consolidadas.
A identidade visual de uma empresa é um conjunto de diversos elementos visuais que representam sua marca. Entre eles estão o logotipo, cores, tipografia, elementos gráficos e até mesmo o estilo de fotografia utilizado. Ela é responsável por externalizar a personalidade e os valores da marca visualmente, além de criar uma conexão emocional com o público.
Quando esses elementos são aplicados com consistência em todos os pontos de contato, os consumidores passam a associar esses elementos à marca, construindo um reconhecimento imediato.
A marca Itaú é um bom exemplo disso! A empresa usa uma linguagem de comunicação bastante próxima do público com a frase padrão “Feito com você”.
No entanto, não há dúvidas de que o destaque é a sua padronização visual com a apropriação da cor laranja. A marca era tão associada a essa cor que passou a incluir o laranja em seu logotipo (antes azul e amarelo), após o redesign realizado no final de 2023.
Mas quais são as reais vantagens? A seguir, listamos 4 vantagens de ter uma identidade visual consistente.
Ao manter um padrão visual para a marca, facilitamos a memorização e, por consequência, o reconhecimento da nossa marca. Isso simplifica a escolha do nosso cliente ao ver uma marca familiar em meio a tantas opções.
Um bom exemplo disso é a Coca-Cola. A marca utiliza suas cores vermelho, branco e preto em todos os pontos de contato há décadas e é impossível não reconhecer uma garrafa de Coca-Cola no mercado, mesmo de longe.
E sua identidade visual não se resume a suas cores!
Mesmo que não apresente o nome do produto, sua comunicação é marcada por fotos de pessoas em bons momentos, por sua onda branca e até mesmo pelo formato de sua garrafa. Formato este que resultou até em uma patente específica para ela.
Cada marca tem sua história, seus atributos, seus valores e sua visão de mundo. Criar uma identidade visual e verbal que traduz isso não é tarefa fácil. Mas depois de criada, ter consistência nessa comunicação é o que traz coerência para ela e nos faz querer conectar a esse mundo.
Esse é o segredo para as grandes marcas estarem a tanto tempo no mercado!
A Nike, por exemplo, aborda o tema de superação, comprometimento e disciplina – presentes em um atleta – desde sua criação. Com isso, a marca não só atrai pessoas que vivem essa rotina, como também os que se familiarizam ou desejam seguir esse estilo de vida.
O significado de seu nome, seu logotipo, suas cores, o estilo de suas roupas, os temas abordados em seu blog e até mesmo as campanhas sociais que apoiam. Tudo isso faz parte do seu universo e a torna uma marca consistente e, por consequência, confiável.
O mesmo não acontece com marcas que mudam sua mensagem a cada ano ou a cada ponto de contato.
E, por falar em confiabilidade, não há como não notar o quanto a aplicação consistente de uma identidade visual torna a marca mais confiável aos olhos do público.
Isso ocorre porque a consistência cria uma sensação de estabilidade, além de facilitar o reconhecimento, como já citamos. O que auxilia, não só na conquista do público, mas também na busca por investimento.
Além disso, com o mundo digital, surgiram inúmeros pontos de contato e, também, novas possibilidades de golpes. Especialmente em compras pela internet, onde é comum o público se questionar se a marca é confiável ou se aquele site é mesmo da marca em questão.
Para tirar essa dúvida, muitos verificam outros pontos de contato como redes sociais ou as avaliações no Google. Nessa hora, não ter consistência visual nesses pontos de contato pode aumentar a desconfiança e impedir a finalização da compra.
Quando uma marca já tem uma boa reputação no mercado, a consistência em sua comunicação visual facilita o lançamento de novos produtos, serviços e até mesmo o engajamento com suas ações. Isso ocorre porque ao perceber que fazem parte da mesma marca, essa reputação é estendida a eles.
Um exemplo muito claro é a Nestlé, que, mesmo que seus produtos tenham sua identidade visual própria, utilizam a credibilidade da marca mãe para se estabelecerem no mercado. Isso ocorre pelo uso do logotipo na embalagem e, em alguns casos, até pela conexão com o nome, como a Nestif ou a Nescafé.
Como falamos, a consistência na identidade visual é um ponto muito importante para o sucesso da sua marca. Porém, lembre-se que a identidade visual precisa ser flexível o suficiente para não ter ser monótona e despertar o interesse do público.
Sendo assim, não basta você ter um logo e sair aplicando em tudo. São as diferentes combinações, texturas, padrões, estampas, e afins que trarão essa flexibilidade sem deixar de lado a consistência da sua marca.
Aqui na Capulo, além da criação estratégica da marca, sempre disponibilizamos uma ferramenta chamada manual de identidade visual. Com ela, garantimos que você, sua equipe e seus parceiros consigam reproduzir e manter a consistência da marca em todos os pontos de contato.
E lembre-se: o tempo e esforço investidos na criação e manutenção da sua identidade visual trarão resultados que valerão a pena.
-> Saiba mais sobre nossos proejtos de identidade visual aqui.
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