Consistência na identidade visual: a chave para o reconhecimento da sua marca
21 maio
7 min de leitura
Já parou para pensar nos impactos ambientais que a sua empresa causa? Próximo ao dia mundial do meio ambiente (05 de junho), o assunto não poderia ser diferente: marcas sustentáveis. Leia o texto a seguir e confira inspirações de marcas que foram além do papel kraft quando o assunto é sustentabilidade.
Ao olharmos para as prateleiras, notamos o surgimento cada vez maior de marcas sustentáveis brasileiras. Isso ocorre principalmente no setor de produtos, onde os impactos são mais visíveis. Sejam eles causados pelo uso de recursos naturais, processos de fabricação, transporte ou até na saúde dos clientes.
Percebemos que este também é um reflexo da mudança de mentalidade dos consumidores que, mais preocupados com a sustentabilidade e a crise climática, procuram por marcas com a mesma visão e valores que os seus.
Nesse cenário, muitas marcas têm mostrado que podem criar bons produtos sem prejudicar a natureza, mas, infelizmente, a grande maioria ainda não começou a se adaptar.
Como sabemos que essa não é uma tarefa fácil, trouxemos algumas marcas brasileiras que foram além das sacolas de papel kraft quando o assunto é sustentabilidade para inspirar as ações da sua empresa.
Inseridas em segmentos variados, diversas marcas têm mudado sua forma de produção com o intuito de se responsabilizar pelo impacto ambiental de suas atividades.
Aliadas às práticas de impacto social, o conceito de empresas “eco-friendly” traz muitas vantagens para sua empresa. Isso porque ao mudar sua forma de fabricação dos produtos, você contribui para a preservação do planeta, além de ter a possibilidade de adquirir selos sustentáveis, importantes para a comunicação da sua marca.
Sendo assim, selecionamos 4 marcas sustentáveis brasileiras que além de terem um grande papel na preservação do meio ambiente, possuem uma comunicação verbal e visual pra lá de inspiradoras.
A Insecta Shoes é uma empresa brasileira do ramo dos calçados que produz sapatos veganos (sem nada de origem animal). Sua sola, por exemplo, é feita a partir de borracha reciclada, na qual utiliza materiais que seriam descartados no processo de fabricação.
A palmilha também não fica de fora! Ela é feita de tecidos antigos que seriam jogados no lixo. Já o cabedal, ou seja, a parte dos sapatos que recobre os pés, pode ser feito de: roupas de brechó, garrafa PET reciclada, algodão reciclado ou tecido de reuso.
E claro, tudo isso vem com uma ótima comunicação! Eles demonstram esse “estilo de vida” na identidade visual da marca, no estilo fotográfico, nos selos conquistados pela empresa e em todos os assuntos abordados no site. Assim, geram conexão com pessoas que se identificam com a causa e/ou estilo de vida.
E, quando falamos de estilo de vida, é porque eles foram além dos calçados! Além de criar um senso de comunidade e uma harmonia entre suas estampas em torno do estilo natural, a marca aproveitou para gerar mais renda com um público que já se interessava pelo seu produto principal.
Junto com os calçados, hoje eles oferecem também roupas, bolsas e até planners, todos com estilos que compartilham dessa pegada mais conectada com a natureza e o bem-estar.
A Flavia Aranha é uma estilista famosa que criou uma marca sustentável em seu próprio nome. Suas peças são feitas com tecidos naturais de alta qualidade, tingidos com plantas nativas. Além de sustentáveis, isso torna suas peças uma verdadeira obra de arte.
A marca utiliza materiais como tear, seda, linho, algodão orgânico, cerâmica, palha, madeira e o couro aramado. O tingimento das roupas é feito com colorações naturais de origem renovável para redução do impacto ambiental. Como é citado em seu site, alguns exemplos desses materiais são “cascas de árvores, frutos, folhas e raízes”.
E não para por aí! A marca assume um importante papel social ao reunir cerca de 30 grupos de artesãos brasileiros. Muitos deles vêm de redes já consolidadas, como a ArteSol, que beneficia trabalhadores de baixa renda com saberes tradicionais, transmitidos entre gerações.
A Feito Brasil é uma das marcas sustentáveis brasileiras que produz cosméticos 100% feitos à mão. Ou seja, eles têm sua própria linha de produção artesanal, na qual produzem cada produto fabricado pela Feito Brasil.
Essa marca ainda dispensa grandes máquinas que produzem em larga escala, o que valoriza o trabalho humano e é capaz de economizar eletricidade. Além disso, é uma marca considerada vegana, sem matéria-prima ou testes de produtos envolvendo animais.
Uma grande conquista para ela foi vencer, em 2018, o prêmio ABRE realizado pela Associação Brasileira de Embalagem, em duas categorias – Melhor Design Gráfico em Cosméticos, com as embalagens da coleção jardim de luzes (à direita da imagem) e Empresa do Ano. Isso, caracterizou a marca como sendo além de uma empresa sustentável e com produção artesanal própria, uma empresa com excelentes propostas de design e cada dia mais pronta para ocupar espaço no mercado de cosméticos.
A Bars Over Bottles , popularmente conhecida como B.O.B, lançou produtos como Shampoo e Condicionador em Barra 100% naturais e veganos. Com isso, pretendem diminuir a poluição plástica.
Mas porque a consideramos como uma das marcas sustentáveis?
Os produtos da B.O.B impedem que as embalagens plásticas de uso único vindas do nosso banheiro sejam descartadas no meio ambiente, fazendo com que a poluição diminua.
De acordo com o estudo de pegada de carbono realizado pelo Amigo do Clima, os produtos em barra da B.O.B. reduzem em até 63% a emissão de carbono. Como no caso do shampoo em barra, se comparado ao líquido convencional. Isso acontece principalmente por ter menor volume e poderem ser transportados em maior quantidade, reduzindo a emissão de CO2.
Além disso, a marca possui diversas ações socioambientais comunicadas em seu site. Por exemplo a parceria com a WWF, onde doam parte do valor arrecadado com as barrinhas para a instituição (imagem abaixo).
E sobre não ter plástico, vejam como eles seguem isso à risca:
Além disso, as embalagens das barras são de papel, o que leva apenas 6 meses para se decompor. Já a montagem é feita por encaixe, evitando o uso de colantes que levam mais tempo para se decompor e muitas vezes inviabilizam a reciclagem.
É importante lembrar que, apesar dos nossos exemplos envolverem uso de produtos mais naturais, ser sustentável não significa ser natural!
Ser sustentável é pensar no todo! A longo prazo, não pensar no quanto você afeta a sociedade ou a natureza, será prejudicial em algum momento. Seja para você, para seus filhos ou para outros que irão arcar com essas consequências, como foi o caso nas enchentes do Rio Grande do Sul.
Se está procurando um ponto de partida, comece avaliando o que é importante para o seu negócio e onde você pode ter um maior impacto para então buscar alternativas.
E claro, é preciso comunicar esse posicionamento através da linguagem visual da sua marca, assim como essas empresas. Dessa forma, isso também te trará benefícios ao se conectar com uma parcela de clientes importante no mercado. Afinal, o empreendedorismo sustentável também precisa possuir o pilar financeiro, pois sem ele é impossível que sua empresa sobreviva.
Sabemos o quanto pode ser difícil “pensar fora da caixa” quando estamos acostumados com o que já fazemos. Ainda mais quando estamos atolados com as atividades que surgem com a liderança empresarial. Por isso, é muito importante nos conectarmos com pessoas que podem ter uma visão diferente da nossa para contribuir com novas ideias para tornar a sua empresa mais sustentável.
Aqui na Capulo, temos um grande compromisso com a acessibilidade visual e a criação de identidades visuais e suas aplicações para marcas que se preocupam com seu impacto no mundo.
Estaremos sempre abertos para um café virtual para trocarmos uma ideia sobre o assunto. Entre em contato para falarmos sobre o seu projeto pelo e-mail ola@capulostudio.com.br.
21 maio
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