Pequena marca premium: a importância da embalagem para comunicação do valor.

Imagem com duas fotos de emabalgens de chás: uma com embalgem de lata, com uma marca que parece ser mais premium e outra com uma caixinha de paple cartão da marca de chás Leão.

Quais os impactos da embalagem em pequenas marcas premium? Confira nossa análise com o exemplo de uma marca de chás premiada que tive a honra de conhecer.


Recentemente estava conversando com meu sócio sobre uma pequena marca de chás que encontrei em uma feira gastronômica.

Quando falei sobre seus chás premiados e suas conquistas invejáveis como sommelier de chás, meu sócio comentou que o produto não demonstrava isso.

Em palavras dele:

“A caixinha de chá dela precisa parecer melhor que a que temos no armário”

A “caixinha” que temos a qual ele mencionou era de um chá da marca Leão, dessas normais compras em supermercado. Já a da pequena marca premium, não era pior, mas também não era melhor em termos visuais.

E não, ele não é um especialista em design. Pelo contrário, é engenheiro eletrônico e trabalha com software.

É claro que os anos juntos o fizeram prestar mais atenção a esses detalhes, mas aposto que qualquer outro profissional da mesma área bateria o olho e conseguiria dizer que aquele não parece um produto “premium”.

E é aí que está o maior erro de tantas marcas que possuem maior valor agregado: Não perceber que a embalagem é o que comunica o que o seu produto é, mesmo antes dele ser pego da prateleira.


Depoimento de uma pequena empreendedora

Em um outro dia, durante minha participação na Fispal Tecnologia, ouvi a dona de uma pequena padaria artesanal dando entrevista após participar da “Jornada Pequena Indústria de Alimentos”. Quando questionada sobre o que achou da experiência, ela disse:

“uma fase que não vou esquecer e vou levar para mim é que ‘embalagem é produto’ […] e primeiro é a embalagem que se comunica com o público, depois o produto”.

Isso só reforça o que as grandes marcas já sabem e que uma pequena precisa se atentar se quiser competir – seja em uma prateleira de um mercado regional, uma feira ou mesmo nas vendas online.

No exemplo, citamos uma pequena marca produtos premium porque, nesse caso, o consumidor precisa enxergar um motivo para pagar a mais por ele.

Porém, isso vale para qualquer nicho: a sua embalagem precisa demonstrar o que o seu produto é. Até mesmo para que o consumidor não leve ele para casa achando se tratar de algo gourmet e se decepcione ao experimentá-lo.

Em resumo: o design é sim uma peça chave no negócio, principalmente se tratando de produtos expostos. Ele pode não ser o motivo do sucesso de uma marca, mas com certeza pode se tornar um grande empecilho ou uma alavanca para seu crescimento.

PS: Estamos testando um novo formato de conteúdo que traz mais reflexões do dia a dia. Com isso, queremos não só auxiliar vocês aplicar nossas dicas em suas marcas. Mas também a criarem um senso crítico que os ajudarão a identificar pontos estratégicos de melhoria e crescer de forma consistente.

Por isso, gostaria de saber de você: O que achou dessa reflexão? Gostaria ver mais conteúdos nesse formato? Conta pra gente!

Aah, e se você tem interesse no assunto do post, confira nosso outro texto: Como o design de marca aumenta a percepção de valor da sua empresa.

Imagem de capa meramente ilustrativa. Foto de Stefan Schweihofer from Pixabay.

YASMINE ANDRADE

Designer de marcas e de interface na Capulo. Apaixonada por yoga, conversas inspiradoras, estratégia e por descobrir o porquê das coisas.


posts recomendados

Confira outros posts da mesma categoria