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23 out
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A percepção de valor influencia a formas como as pessoas enxergam a sua empresa e, por consequência o preço que estão dispostos a pagar a ela. Nesse post falamos de 8 aspectos pelos quais o design influenciam essa percepção de valor. Confira!
Imagine você em frente a uma prateleira de mercado, com pressa, escolhendo um produto entre diversas opções de marca que nunca ouviu falar. Escolha difícil essa? Agora pense em como é para o seu cliente tomar essa decisão.
Seu produto ou serviço pode não estar fisicamente exposto em uma prateleira de mercado, mas, ainda assim, ele será comparado com várias outras opções.
Como mencionamos em nosso post sobre a influência da percepção de valor nas vendas, o visual desempenha um papel crucial nessa escolha. E falamos isso não apenas como profissionais da área, mas também com base em nossa experiência como consumidores.
E é aí que entra o design! Ele influencia a percepção de valor do seu produto, serviço e empresa tanto pelo visual, como por vários outros aspectos. A seguir, falaremos sobre como o design influencia essa percepção de valor.
Você já deve ter ouvido falar que a primeira impressão é a que fica. Apesar de não acreditarmos totalmente nessa frase, não podemos negar a influência que uma boa (ou má) primeira impressão exerce sobre os resultados da sua empresa. E mesmo que ela possa ser mudada, o esforço para isso será muito maior do que garanti-la logo no início.
E nada pode influenciar mais uma primeira impressão que o visual, já que o nosso cérebro processa imagens em uma velocidade muito maior que textos, áudios ou sensações táteis.
A imagem de capa deste post mostra uma foto que tiramos da prateleira de mercado. Nela, é possível ver vários vinhos de diferentes marcas com rótulos e garrafas quase idênticas, com exceção de uma ou duas marcas.
O resultado disso é uma falta de diferenciação que atrapalha a escolha do consumidor, principalmente daquele que não entende muito de vinhos.
Mesmo que ele já tenha provado algum desses vinhos, é possível que não consiga identificá-lo em meio a tantos outros semelhantes. E, por fim, desista da compra ou leve outro concorrente.
A consistência de marca é um dos fatores que geram credibilidade e, por consequência, aumentam a percepção de valor.
Como confiar em uma marca que parece diferente em cada ponto de contato? Ter uma marca com design inconsistente é como ter um quebra-cabeça com peças que não se encaixam.
Isso pode fazer o seu cliente se perguntar se essas “peças” são mesmo da sua marca. O que afeta principalmente as compras online, onde os riscos de golpes são maiores.
O design tem o poder de comunicar os valores e atributos da sua empresa, mesmo sem dizer uma palavra. Essa comunicação atrai (ou afasta) o público de interesse da marca.
Para entender melhor isso, basta lembrarmos de quantas vezes você já deixou de entrar em uma loja por parecer exclusiva ou popular de mais.
Isso pode ser ótimo para a empresa, já que o tempo de atendimento com pessoas que não irão se tornar clientes é reduzido. Porém, será um grande problema se a mensagem comunicada é diferente do que a marca realmente oferece.
Você já deve ter ouvido falar do termo “experiência de usuário”. Este, sem dúvidas, é um dos grandes fatores que influenciam a indicação e a recompra.
E como o design afeta isso?
Desde a embalagem do produto, a hierarquia das informações no site ou até mesmo a sinalização da sua empresa, o design está em tudo! E quando falamos em experiência, falamos de um conjunto onde cada ponto conta.
E claro, o mesmo vale para a má experiência em casos de designs mal projetados. Um exemplo claro é como nos sentimos ao tentar abrir um ketchup de saquinho e desistir quando a fome fala mais alto. Ou ficamos perdidos no meio de um hospital quando uma simples placa poderia fazer a diferença.
O design não só serve para comunicar os valores e atributos da empresa como citamos, mas também auxilia bastante na comunicação do dia a dia. Seja na sinalização, na hierarquia de informações do site para destacar o que possui maior relevância ou até mesmo nos elementos visuais como ícones e infográficos que facilitam a compreensão.
Apesar de já termos citado a credibilidade, esse é um ponto que merece nosso destaque aqui. Isso porque grande parte das pequenas empresas que nos procuram para projetos de identidade visual citam como objetivo transmitir mais profissionalismo.
É possível aumentar a credibilidade de uma marca de diversas formas, como com títulos e premiações, mostrando depoimentos e etc. Mas nada disso vai ter muito peso se for apresentado em um visual ruim ou confuso.
Possuir valor e não demonstrar isso, é como servir champanhe em um copo de plástico. Pode até agradar as pessoas depois que elas tomam, mas não vai atrair ninguém e nem será uma experiência completa.
Um design bem projetado pode ser capaz de fazer as pessoas enxergarem o verdadeiro valor da sua marca e, consequentemente, pagarem mais ou menos por ela.
Apesar de não ser o único fator que influencia a percepção de valor da sua empresa, o design certamente faz uma grande diferença em seus resultados!
E, para que ele seja um diferencial, não basta ser apenas qualquer design. É necessário pesquisa, análise e criação estratégica (como sempre pregamos por aqui).
Se você sente que a identidade visual da sua empresa não agrega valor a ela ou que isso poderia ser melhorado, é hora de pensar em um redesign de marca estratégico.
Cofira o post: Redesign de marca: o que é e quando fazer essa mudança?
Veja também como são criados nossos projetos de marca ↓
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