Como criar um Manifesto de Marca que reforce seu propósito e identidade

Imagem de capa com texto: Manifesto de marca. Ao fundo há um papel escrito o manifesto criado para a marca No Ar

Você pode não saber o que é um manifesto de marca, mas com certeza já ouviu algum em campanhas publicitárias. E não, ele não é só capricho de grandes marcas! Confira nesse post: o que é, como fazer, onde utilizar e veja inspirações de manifestos que geram ainda mais conexão entre sua marca e o público.


Recentemente criamos uma marca para uma loja on-line. Durante as pesquisas e análises, vimos que o projeto tinha um grande potencial de conexão com o público e resolvemos ir além da criação visual.

Foi então que surgiu o manifesto da No Ar: um texto leve, descontraído e cheio de personalidade.

A ideia deu tão certo que o incluímos como entrega em outros projetos de posicionamento para pequenas marcas.

Depois da apresentação (e dos choros de emoção que vieram com ela) a cliente confessou não saber nem o que era um manifesto antes de ter o seu. Por isso, resolvemos compartilhar com vocês um pouco dessa ferramenta.

O que é um manifesto de marca – e por que ele importa

No português, o manifesto é um gênero textual com o objetivo de persuadir o leitor. E o manifesto da marca não é diferente!

O manifesto da marca é uma declaração (muitas vezes emocional e inspiradora) que expressa os valores, crenças e a visão da marca para o mundo. Tudo isso com a finalidade de fazer esse leitor – ou espectador – acreditar e se juntar a ela.

É um texto que conecta a marca ao seu público. Ele vai além de produtos ou serviços, e fala sobre o impacto positivo que se deseja gerar.

E do ponto de vista do negócio, para que serve esse manifesto?

Foi-se o tempo em que bastava ter um bom produto para se destacar no mercado.

A internet mudou a forma como compramos. Hoje, a oferta de qualquer tipo de produto é enorme e o nosso público tem uma infinidade de marcas para escolher.

Por consequência, conectar-se com esse público é cada vez mais difícil. E é por isso utilizamos ferramentas que aproximam a essência da marca a esse público.

Um manifesto pode não definir o sucesso, mas com certeza pode comunicar ao seu público porque acreditar e escolher a sua marca.

Composição de imagens: à direita uma foto de uma garota utilizando camiseta estampada e à direta uma imagem simulando um papel com o manifesto da No Ar escrito.
Manifesto criado para a marca No Ar. Confira o texto ao final do post

Manifesto da marca, identidade verbal e posicionamento

Talvez você esteja se perguntando onde entra o manifesto na estratégia de marca (o famoso “branding”).

Um manifesto da marca faz parte da sua identidade verbal, que, por sua vez, está ligado ao posicionamento dessa marca.

A Identidade Verbal é um conjunto de elementos que definem como essa marca se comunica. E, assim como a identidade visual, ela tem o poder de gerar reconhecimento se aplicado com consistência.

É algo comum entre as pessoas. Como quando você ouve uma expressão e logo se lembra de alguém que vive dizendo isso. Ou ouve um sotaque diferente e sabe que aquela pessoa veio de outra região.

Aos poucos, as marcas também foram se apropriando dessas características humanas. No início, sem perceber. Mas hoje, gera identificação, reconhecimento e conexão com o público. É o que chamamos de “humanização da marca”.

Entre outros elementos, fazem parte da identidade verbal:

Tanto a identidade verbal como a visual precisam estar alinhadas ao posicionamento da marca, ou seja, ao que ela prega. Afinal, é isso que dá base para toda a comunicação.

Caso contrário, serão somente textos vazios em uma marca bonita que não trazem retorno algum para o negócio e para a sociedade.

Como criar o manifesto da sua empresa passo a passo

Como já citamos, um bom manifesto transmite o posicionamento e a personalidade da marca. Portanto, precisamos primeiro conhecê-la.

Confira abaixo o passo a passo que seguimos aqui durante a criação desse texto. Sugerimos deixar tudo anotado – e não só na cabeça – pois assim fica mais fácil rever e conectar as ideias.

1. Defina o seu objetivo

O que deseja com ele?
É encantar o ouvinte? Gerar conexão? Convidar para sua causa? Apresentar a marca?

2. Conheça esse público

Com quem irá falar? Como é essa pessoa e o que ela valoriza? Falo com meus parceiros comerciais que se interessam pelo crescimento da empresa ou para mamães de primeira viagem com o emocional aguçado?

Ir além de dados demográficos como idade ou classe social é a chave aqui.

3. Liste tudo que você já tem sobre marca

4. Defina um tom de voz

Qual será o seu estilo?
Desafiador? Encorajador? Inspirador? Convidativo?

5. Junte tudo em um texto envolvente

Para esse último passo, não existe fórmula mágica. Aqui, gostamos de começar com o Porque, como no círculo dourado (Golden Circle, de Simon Sinek), para só depois falarmos da marca ou do produto em si.

E não, não será fácil juntar tudo em um texto, principalmente se você já não tem definido informações da marca e do público.

No nosso caso, isso foi um pouco mais fácil pois já fazemos uma espécie de “micro-branding” quando vamos desenvolver um design de marca aqui na Capulo. Nele, identificamos valores, atributos e definimos o posicionamento e quem é o público dessa marca.

Mas, independente de já ter essas informações ou não, vale muito a pena dedicar um tempo para isso. Assim, além de todos os benefícios que já citamos, você terá mais clareza e poupará bastante tempo nas ações que fará para a marca.

Abaixo deixamos alguns manifestos para servir de inspiração.

Exemplos de manifesto de marca inspiradores

Manifesto da marca de cosméticos Natura. Além desse manifesto, a Natura possui diversos outros, tanto para linhas específicas quanto para campanhas como a de combate ao racismo.

Manifesto para a Campanha “Nada pode parar a gente” da Nike, lançado durante a pandemia para incentivar pessoas a continuarem a prática de esportes.

Os manifestos e campanhas da Nike são sempre muito inspiradores. Eles não só passam bem a mensagem pontual, como também reforçam o posicionamento da marca, sempre falando sobre o espírito atleta.

Manifesto “Think Diferent”, da Apple: um dos mais icônicos manifestos, apresentado pela primeira vez em uma campanha em 1997.

Manifesto da No Ar, criado pela Capulo

Acreditamos que aquilo que você carrega consigo deve ser uma expressão da sua personalidade, dos seus hobbies ou das suas paixões…

Mas não de qualquer jeito, não como todo mundo. Afinal, qual a graça de ser igual?

A gente quer mesmo é que você seja diferente. Que use o que der na teia, que cante ao seu próprio tom. Mas se não quiser gritar, não tem problema. A gente canta baixinho, cantarola… ou só sacode a cabeça!

E daí se for “cringe”? E daí se for modinha?

Vai que alguém se identifica, e curte isso com a gente?!

Aqui na No Ar, criamos com carinho, criatividade e, claro, muita curiosidade. Porque pensa bem: como a gente vai te ajudar a se expressar, sem te ouvir, sem nos antenar, sem questionar?

Incorporando o novo e regravando os clássicos, criamos nossos produtos como um mergulho na cultura pop, sempre atentos ao que tá rolando dentro e fora do nosso alcance.

No Ar, os mais variados temas

No Ar, um estilo autêntico, que não se encontra em qualquer lugar.

No Ar, o seu lado único.

Sintonize nessa com a gente.

No Ar – dando voz ao seu lado pop de ser.

Onde usar o manifesto de marca?

Em resumo, o manifesto pode ser usado nos diversos pontos de contato – como no site, em vídeos institucionais, campanhas ou até mesmo no cartão de agradecimento de uma compra on-line.

Esperamos que este post te ajude a criar ou pelo menos a entender melhor o que é o Manifesto da Marca e o impacto que ele gera na comunicação com o público.

E se precisar de uma ajudinha extra na criação do manifesto ou até mesmo na estratégia da sua marca, entre em contato com a gente.

YASMINE ANDRADE

Designer de marcas e de interface na Capulo. Apaixonada por yoga, conversas inspiradoras, estratégia e por descobrir o porquê das coisas.


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