Site Responsivo: o que é e qual a importância para seu negócio?
20 ago
11 min de leitura
Vende bem no presencial, mas não consegue ter os mesmos resultados no meio digital? Confira nesse post quais os principais problemas que levam a isso e como identificá-los hoje mesmo.
Você conhece os principais motivos para as suas vendas baixas no online?
Com a pandemia, o número de empresas com vendas online explodiu devido à mudança de hábitos do consumidor. E isso permaneceu mesmo após a reabertura das lojas.
Em uma pesquisa realizada em 2022 pela Octadesk e Opinion Box, vimos que 61% dos compradores entrevistados compram mais pela internet. E somente 22% fazem isso mais pela loja física.
E essa diferença só aumentou de lá para cá! Para provar isso, basta reparar na frequência que você e as pessoas a sua volta estão realizando compras pela internet.
Não só os compradores, como também muitas empresas preferem este formato – inclusive os clientes aqui da Capulo. E não é para menos, já que a possibilidade de crescimento é bem maior e os gastos com atendimento ao cliente e infraestrutura são menores.
Na corrida por conquistar a atenção dos clientes online, alguns segmentos saem em desvantagem, como por exemplo o de vestuário. E não é para menos! Escolher um fone de ouvido por suas informações técnicas é bem mais fácil do que uma peça de roupa ou uma semijoia. Concorda?
Por isso, estar atento aos fatores que influenciam essa decisão de compra é essencial para conquistar mais clientes. Ou mesmo para fazer com que os seus clientes atuais se sintam confortáveis por comprar pela internet.
Existem muitos motivos para as baixas vendas no mundo online. E identificá-los pode não ser uma tarefa fácil.
Primeiramente, para respondermos a essa questão, vamos supor que a sua marca já possui um bom produto ou serviço, validado pelo público. Ou seja, você oferece algo de valor ao público que deseja alcançar e tem um preço condizente com isso.
Nesse caso, podemos dizer que o principal motivo é a falta de confiança! Se as pessoas não se sentem seguras com a marca, o site ou as informações apresentadas, é bem provável que não comprarão.
Mas saber isso está longe de ser a solução do problema. Para resolvê-lo, precisamos primeiro descobrir: o que gera essa falta de confiança em nosso cliente?
A seguir responderemos essa dúvida analisando a fundo os 5 principais motivos que geram essa falta de confiança.
Com certeza você já ouviu falar que a primeira impressão é a que fica, certo? E nós, humanos, processamos imagens bem mais rápido que textos ou outros elementos.
Ter um visual consistente e que transmita profissionalismo é fundamental, seja no site ou na própria identidade visual da marca. Além disso, possuir elementos que comprovem essa confiabilidade, como depoimentos e selos no seu site, pode impactar e muito as vendas online. Principalmente às pessoas que ainda não conhecem a marca.
Abaixo há um exemplo de um site de leilões que visitamos há alguns meses. Confesso que nem sequer navegamos direito nas páginas, justamente por não aparentar ser confiável. E, mesmo depois de pesquisar e saber que a empresa era verdadeira, optamos por não seguir com a compra pela dificuldade de navegar no site. OBS: ocultamos os dados da empresa para não prejudicar sua imagem.
Muitas vezes, nos preocupamos tanto em vender que esquecemos da marca em si.
Quando sentimos a necessidade de comprar algo, é comum escolhermos primeiro as marcas que conhecemos ou pelo menos ouvimos falar.
Isso ocorre principalmente em marcas que já possuem uma boa reputação, como a Renner ou a Vivara. Mas não adianta ter boa reputação se ela não for atribuída a sua marca, concorda?
Um bom exemplo disso é o que ocorre em plataformas de vendas online e marketplaces, como a Amazon. Ao ter uma boa experiência de compra por lá, o cliente possivelmente não lembrará o nome da loja em que comprou. E, sempre que for indicar, irá dizer que comprou o produto na Amazon e não do vendedor X que utiliza a plataforma.
Já vimos o mesmo acontecer com marcas que possuem revendedores. Se não for bem trabalhada a imagem da marca, a boa reputação criada irá para o revendedor e não para a sua marca. E assim você perde uma grande oportunidade de conquistar um cliente e suas futuras indicações.
Fortalecer a imagem da marca, ter elementos diferenciadores e investir no marketing são pontos cruciais para quem deseja gerar familiaridade com um maior número de pessoas. E, por consequência, aumentar a confiança na marca e sua vendas online.
As redes sociais são um ótimo meio de conquistar novos visitantes para o seu site ou até vendas pelas próprias plataformas.
Mas não só isso! Elas também são uma forma de mostrar que a sua marca existe e passar mais credibilidade. Como uma prova de vida.
É muito comum as pessoas pesquisarem sobre a marca ou vasculharem o seu site para tentar decidir se ela é confiável ou não. Sendo assim, ter uma marca ativa nas redes auxilia a verem que existem pessoas reais por trás daquilo. Seja por meio de feedback dos clientes ou por verem a interação e comentários na página.
Dito isso, é preciso ter um cuidado especial com sua presença digital como um todo e não apenas com o site.
E, falando em presença digital como um todo, imagine a situação a seguir.
Você gostou de um produto em um site e decide pesquisar para saber se a marca é confiável ou não. Encontra suas redes sociais, porém, elas não parecem ser da mesma empresa.
Ou talvez, você visite uma loja, mas decida fazer a compra depois. Quando encontra o site da loja no Google para então efetuar a compra, percebe que ele não se parece com a loja que visitou. O que te faz duvidar se o site é realmente da mesma loja.
Difícil confiar assim, certo?
Esses são problemas comuns quando não se tem consistência na aplicação da marca. O seu site, suas redes sociais, sua loja e todos os seus pontos de contato precisam ter a mesma cara e transmitir a mesma mensagem.
Eles precisam ter uma conexão tanto verbal quanto visual para que a reputação da marca e o sentimento de confiabilidade também seja o mesmo em qualquer um desses pontos.
Falamos um pouco melhor sobre a consistência da identidade visual em um outro post. Se você identificou que este pode ser o seu problema, sugerimos a leitura em seguida.
Passadas as preocupações em saber se a marca é real ou se é confiável, surgem outras dúvidas. Estarei satisfeito com o produto que irei escolher? E se não estiver, poderei trocar ou devolver?
Quando falamos em satisfação, entra não só questões como a qualidade e durabilidade como também dúvidas sobre a escolha do produto. O caimento da roupa, o tamanho dos acessórios no corpo, ou se objeto de decoração combina com o restante da sala. Essas são só algumas das dúvidas mais comuns sobre esses segmentos.
Em um ambiente físico, podemos tocar, sentir, avaliar de perto se não há defeitos e até provar. Já no digital isso não é possível, o que gera grandes preocupações.
Nesse caso, a falta de clareza na garantia e na política de trocas e devoluções pode ser um grande empecilho para a finalização da compra.
Para solucionar isso, não basta colocar uma página de políticas de compra no rodapé. É preciso que essas informações estejam claras em qualquer ponto que possa gerar dúvidas.
Você pode, por exemplo, explicitar uma garantia estendida (se houver), tirar possíveis dúvidas dos produtos em suas descrições, mostrar fotos ou vídeos que mostrem seu uso e seus detalhes. E, se necessário, até comparar produtos similares para evitar a “fadiga de decisão”.
Saber identificar esses problemas é crucial e determinará as ações necessárias para aumentar a confiança na sua marca e, por consequência, as vendas online.
Você pode começar com uma autoavaliação da marca e do site. Use a imagem anteriorpara facilitar essa autoavaliação.
Aqui na Capulo, sempre que vamos realizar um redesign de site, começamos observando a conexão com a marca, a navegação e a clareza das informações.
Por já termos experiência tanto na área de construção de marcas quanto na construção de sites, podemos observar muitos desses pontos citados durante essa observação.
Em seguida, é necessário entender onde está o problema do ponto de vista do cliente. Assim você saberá qual problema precisa solucionar primeiro e até descobrirá novos problemas não listados.
Nesse momento, ter um site que fornece métricas adequadas pode trazer bons indicativos antes de iniciar uma pesquisa com o público. Boas métricas para investigar, por exemplo, são o número de pessoas que acessam e o tempo que elas passam no seu site.
Por fim, e talvez o passo mais importante, é preciso ouvir os próprios clientes.
Possivelmente você já tem algumas informações valiosas. Por exemplo, o que as pessoas geralmente perguntam quando clicam no botão do Whatsapp, quais as principais reclamações ou os principais motivos de troca/devolução.
Ter o hábito de registrar as dúvidas e reclamações é crucial para isso.
Caso não tenha, você pode fazer pesquisas com as pessoas que preferiram comprar pelo Whatsapp. Ou ainda enviar uma pesquisa de satisfação após a realização dessa compra.
Sabemos que a rotina empreendedora não é fácil. E lidar com as diversas questões da marca sozinhos, pior ainda.
Por isso, seja em nossos projetos de criação de identidade visual ou de sites, sempre fazemos análises de todo o contexto em que a marca está inserida. Dessa forma, conseguimos realizar entregas muito mais estratégicas, que de fato ajudam a solucionar os problemas enfrentados e auxiliam a alcançar os objetivos de negócio da marca.
Conheça mais sobre nossos processos:
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