A volta do vintage e mais 5 tendências do design para 2024

Foto de um projeto com estilo cool e vintage.

Da nostalgia ao digital, exploramos como marcas e designers se reinventam, adotando fontes clássicas, resgatando o passado e, principalmente, destacando a importância da personalidade no design para 2024.


Ano novo começando e com ele, surgem os planejamentos anuais das empresas. E para esse planejamento, precisamos estar atentos ao que será destaque, não é mesmo? Pensando nisso, separamos 6 tendências do design para 2024 que, na nossa opinião, não podem ser ignoradas.

Continue a leitura e fique por dentro do que vai acontecer no mundo do design neste ano!

1. Materiais naturais e sustentabilidade.

Imagem reúne 3 embalagens feitas em papel com diferentes estilos, para mostrar o material sustentável utilizado.

Não é de hoje que a sustentabilidade vem ganhando destaque em muitas empresas. O número de pessoas que utilizam a sustentabilidade como critério para compra só aumenta e o design de produtos, embalagens e marcas no geral, precisa acompanhar essa demanda.

Em 2024, veremos designs limpos, materiais reciclados e uma paleta de cores mais natural. E não só no visual, essa preocupação também impacta os materiais utilizados e até os processos adotados. Além do compromisso estético, tal tendência também conta uma história alinhada ao consumo consciente e à preservação da natureza.

Garantir essa comunicação é crucial para atender a um público e empresas cada vez mais conscientes sobre a importância da sustentabilidade.

2. Inteligência artificial

Imagem mostra ilustrações em 3D criadas por inteligência artificial, uma tendência que já apareceu em 2023 e será reforçada no design em 2024.

Tem quem ame e quem odeie, mas não adianta, IA não é mais o futuro e sim o presente!

A inteligência artificial vem se tornando parte indispensável do processo de design, e, sua relevância não diminuirá. seja na otimização de tarefas ou até no auxílio para gerar ideias criativas.

Em 2024, veremos surgir novas ferramentas, assim como a intensificação de sua presença em ferramentas já existentes.

A nossa dica é não utilizar a inteligência artificial como a criadora de fato, mas sim como uma auxiliar! Ela pode te ajudar a acelerar fluxos de trabalho, encontrar inspiração e te ajudar a gerar ideias criativas.

3. Tipografias com personalidade

Imagem mostra diferentes fontes com estilos diversos e impactantes, uma das tendências para o design em 2024.

Tipografias vivas, fontes grandes e em negrito, fontes 3D, sans-serifs distorcidas…

Estamos vendo tipografias diferentes, marcantes e com muita personalidade em 2024, que trarão muito da identidade da marca para dentro da tipografia. Essa tendência vai contra o minimalismo que liderou os visuais por tanto tempo. E não só isso, como também ela retrata a necessidade das empresas se destacarem no mercado e expressarem a sua essência.

4. Massive x-height

Imagem mostra o que é a altura de x na tipografia e um exemplo de tipografia onde a altura de x é maior que o habitual, quase do mesmo tamanho que a maíscula.
Ragged Edge por Marshmallow

Essa tendência se refere ao aumento significativo da altura das letras minúsculas em tipografia. Isso é uma resposta à crescente consciência sobre acessibilidade visual (um dos nossos temas favoritos por aqui).

Com o aumento da preocupação em chamar a atenção em meio a tanto conteúdo, muitas empresas passaram a utilizar fontes em caixa alta. Porém, esta prática dá a sensação de imposição, como vemos em muitas marcas de luxo. Além disso, o uso de todas as letras maiúsculas dificulta a leitura.

A proposta para 2024 é manter a integridade das formas das palavras, aumentando a chamada “altura de x”. Dessa forma, é possível alcançar tanto a legibilidade quanto o impacto visual.

5. Nostalgia

Aqui há 3 imagens com diferentes estilos que marcaram as décadas passadas, mostrando a nostalgia em destaque para as tendências do design.

O que já era tendência em 2023 nos palcos e nos cinemas, com a volta de bandas e filmes de décadas passadas, agora se estende ao design.

Nos últimos anos vimos o design acompanhar e se adaptar às mudanças digitais: marcas perdendo seus degradês e simplificando seus logotipos.

Em 2024, vamos observar uma contra-tendência, onde marcas buscarão se conectar com o emocional e transmitir melhor a sua história e tradição. Por isso, esperamos ver designs inspirados na nostalgia e em estilos do passado, como o uso de fontes serif retrô.

6. Vidro e cristais

Imagens mostram a simulação de vidros ondulados e foscos em uma tela de site e campanhas de marketing.

A utilização de texturas que simulam vidros e cristais vêm ganhando força e em 2024 esperamos ver mais disso.

Seja em estampas, elementos decorativos, fotografias ou até nos próprios logotipos, a simulação visual desses elementos ganharão destaque entre as marcas.

Esta é uma tendência que pode não ser duradoura, mas que garantem um forte impacto visual e trazem mais dinamismo onde for aplicada.

Conclusão

Da nostalgia ao digital, exploramos como marcas e designers se reinventam, adotando fontes clássicas, resgatando o passado e, principalmente, destacando a importância da personalidade.

Além disso, o design precisa estar de acordo com as preocupações do consumidor. Projetar de forma sustentável e acessível são obrigações para sua empresa se manter sólida não só em 2024, mas também nos próximos anos.

Vale ressaltar que tendências, tanto no design como em outros setores, indicam uma adoção geral do mercado. Portanto, entender o motivo de sua adoção em massa é muito mais importante do que segui-las cegamente. Tal análise auxiliará a planejar melhor o futuro da sua marca e se destacar em meio aos concorrentes.

E aí, o que achou dessas 6 tendências do design que separamos para vocês?

Referências:

Type trends for 2024 every designer needs to know about
Graphic Design Trends 2024
As 15 maiores tendências de design gráfico para 2024
Principais tendências de design gráfico para 2024: o futuro dos recursos visuais
Projeto na capa por how.studio, as demais imagens foram retiradas do Pinterest.

YASMINE ANDRADE

Designer de marcas e de interface na Capulo. Apaixonada por yoga, conversas inspiradoras, estratégia e por descobrir o porquê das coisas.


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