Redesign de marca: o que é, quando fazer e exemplos de antes e depois
Em dúvida se está na hora de mudar a identidade visual da seu empresa? Saiba o que é o redesign de marca e confira 8 sinais que indicam a necessidade dessa mudança.
A cada ano, diversas marcas passam por um redesign de marca. Alguns deles foram mais sutis e outros mudaram completamente a identidade visual e até o nome, como o Gympass que passou a se chamar Wellhub em abril deste ano.
Mas se está achando que o redesign é um privilégio de grandes marcas está enganado! Nesse post, explicaremos o que é um redesign e como saber se sua marca precisa dele. E claro, porque essa deve ser uma decisão estratégica.
Redesign de Marca: Entenda o conceito e a importância
O redesign nada mais é que um redesenho da marca. Ele pode ser tanto uma mudança completa do logo e dos demais elementos visuais, como pequenas adaptações.
Alguns redesigns são tão sutis que passam despercebido. Este é o caso do Google Chrome, que foi perdendo seu sombreado e adquiriu um design flat em 2022.
Apesar de parecer uma mudança simples, isso foi importante para transmitir mais modernidade e facilitar sua aplicação.
Independente do quão impactante será essa mudança, o redesign sempre deve ser uma decisão estratégica e não apenas por gosto pessoal.
É preciso lembrar que uma das principais funções de uma identidade visual é o reconhecimento e a diferenciação. Então, se esta marca muda o tempo todo, sem que haja um real motivo, as pessoas podem ter dificuldade de reconhecê-la. E todo o esforço que ela teve para se mostrar como a melhor opção entre seus concorrentes será perdido.
Portanto, o primeiro ponto importante a se questionar é a necessidade ou não do redesign.
Antes de mais nada, precisamos lembrar que nem todas as marcas precisam disso. A Louis Vuitton, por exemplo, é uma marca de luxo que possui o mesmo logotipo e pattern (estampa da marca) desde 1896. E são altamente reconhecidos até hoje no mundo da moda.
Então, quais são os motivos para fazer o redesign da sua marca?
Como saber se a sua marca precisa de um redesign?
A resposta é mais simples que parece: quando a identidade visual não atende mais ao propósito para o qual ela existe.
A grande questão é que muitas pessoas (e até profissionais da área) não conhecem a infinidade de coisas em que uma boa identidade visual pode auxiliar. E, por tanto, não conseguem identificar se ela está cumprindo ou não o seu papel.
Então aqui estão 8 sinais de alerta que podem indicar a necessidade de um redesign de marca:
1. Desalinhamento da identidade visual com os valores e atributos da marca
Uma identidade visual precisa ser condizente com os valores e atributos da marca. Assim, será mais fácil ter um universo visual coeso e gere identificação com o público.
Se a sua marca é jovial e inovadora, por exemplo, ter elementos visuais que a façam parecer tradicional não despertará o interesse do verdadeiro público.
2. Crescimento/expansão da marca
Ao começar expandir a sua marca para outras regiões ou até mesmo para o digital, podem surgir alguns problemas. Principalmente se a marca não for construída considerando essa expansão.
Alguns exemplos são a falta de variações do logo ou material suficiente para aplicar nos novos locais. Ou até mesmo um novo concorrente com marca visualmente semelhante a sua.
3. Houve uma mudança na estratégia de comunicação da marca
A comunicação da marca une tanto a comunicação verbal quanto a visual. Quando há uma mudança nessa estratégia de comunicação – seja para transparecer um novo posicionamento ou para atingir melhor o público de interesse – essa comunicação visual precisa ser analisada e recriada, caso necessário.
4. A marca passou por mudança de nome, mercado ou segmento.
Já viu aquelas empresas que têm um sanduíche ou uma pizza no logo, mas lá dentro você encontra desde café da manhã até massas para o jantar? Esse é um exemplo típico de quando houve mudanças no segmento da empresa, mas não se teve a preocupação em adequar o visual à nova oferta. O problema disso é que quem busca algo diferente de uma pizza dificilmente irá parar no local para comer.
O mesmo ocorreu com a Gympass, que deixou de ser apenas um “passe” para as academias e se transformou em uma “plataforma de bem estar”. A marca não só realizou uma mudança de visual, como fez uma mudança completa de posicionamento – o chamado rebranding.
Veja abaixo o logotipo antes e depois.
5. Identidade visual não chama a atenção do público alvo ou não condiz com ele
O público é uma das coisas que mais analisamos quando criamos uma marca aqui na Capulo. E, é nele que você deve pensar desde a escolha dos produtos até os mínimos detalhes de uma embalagem.
O que desperta o interesse desse público? Qual o seu poder aquisitivo? Quais os atributos que possui? O que mais valoriza em uma marca ou produto?
Tudo isso precisa ser levado em conta para criar algo que realmente o encante e o faça optar pela sua marca. Porém, quando isso não acontece, pode ser a hora de repensá-la.
6. Pessoas não reconhecem a marca
Quando as pessoas não a reconhecem a sua marca mesmo após vê-la algumas vezes é porque há um problema no visual que precisa ser identificado e corrigido.
Isso pode acontecer por ela não chamar tanta a atenção, por ser semelhante a outras ou até mesmo por falta de legibilidade.
7. Marca/logotipo não se diferencia de outras do segmento
Seja em uma gôndola de mercado cheia de produtos, ou em um feed do Instagram, uma marca precisa ser diferençável para tornar a escolha do seu cliente mais rápida e assertiva.
No início, é normal empreendedores criarem a sua própria marca de forma pouco profissional, como a partir de modelos prontos no Canva. Mas a médio/longo prazo, isso será um problema! Isso porque as pessoas poderão confundi-la com outras e, todo o esforço que você teve em se posicionar no mercado, não será aproveitado.
8. A marca não é registrável
Já vimos vários casos de marcas que não conseguiram registro no INPI pois os elementos visuais não eram diferentes o suficiente. Ou até mesmo por utilizarem nomes que não podem ser registrados, como os nomes descritivos.
E, mesmo que não seja a intenção da empresa virar uma franquia ou ter exclusividade na marca, isso se tornará um problema! Não tomar cuidado com a registrabilidade na hora de escolher o nome ou criar a identidade visual pode gerar grandes custos com processos caso haja outra marca já registrada.
-> Saiba mais sobre o registro de marca aqui
Consegue identificar alguns desses sinais na sua marca? Então é hora de pensar em um redesign de marca. Mas o que será necessário mudar no meu logotipo ou identidade visual?
O que mudar no redesign da minha marca?
Como falamos no início, existem dois caminhos para o redesign. Fazer pequenos ajustes na identidade visual já existente ou criar uma nova identidade visual do zero.
O que vai determinar o tamanho dessa mudança são os objetivos e as análises feitas a partir de 3 pilares:
- o público que deseja alcançar
- os diferenciais da sua marca
- o mercado em que está inserido.
Essa análise não é algo trivial e precisa ser feita por um profissional para que não seja apenas chutes. Afinal, é da sua empresa que estamos falando.
Nota: É importante frisar que, quando a marca precisa mudar o seu posicionamento, e não somente o visual, estamos falando de um rebranding e não de um redesign. Como o caso que citamos do Gympass.
Além disso, outra grande dúvida quando o assunto é redesign é como fazer se os clientes já estão acostumados com a minha marca atual. Sempre surge a pergunta:
E se meus clientes não gostarem da mudança na identidade visual?
É provável que você já tenha ouvido a frase: “a cada escolha, uma renúncia”. E com a sua marca acontece o mesmo! A cada decisão que você toma, é um risco a se correr – mesmo que a decisão seja não fazer nada.
O lado bom é que há vários meios de se minimizar esses riscos. A princípio, o mais importante deles é analisar bem este público e identificar quais são os elementos da marca atual que geram reconhecimento.
A aceitação do público depende não só do redesign em si, mas também de como ele será comunicado. Por isso é tão importante contar com a ajuda de bons profissionais.
Aqui, nós sempre damos algumas dicas aos nossos clientes sobre como divulgar estrategicamente esta mudança. Seja com campanhas de antecipação, reforço após o lançamento, ou outras estratégias.
E lembre-se, mesmo que não haja nenhum problema visível, um redesign de marca também pode ser uma oportunidade para re-energizar sua presença no mercado.
Se identificou algum destes sinais? Estamos aqui para ajudar!
Faça o redesign da sua marca com a Capulo
Agora que você já sabe quando fazer o redesign da sua marca, que tal conhecer um pouco mais sobre os projetos aqui da Capulo? Nossos projetos são feitos com estratégia e adequação aos desafios do seu negócio. Clique na imagem abaixo para conhecer os nossos diferenciais e algumas das identidades visuais que já criamos por aqui.
Dúvidas Frequentes sobre Redesign de Marca
O redesign de logotipo ou identidade visual envolve apenas uma mudaça ou ajuste visual, já o rebranding diz respeito a uma mudança da estratégia de posicionamento da marca. Muitas vezes, no rebranding também ocorre o redesign da marca para adequar a identidade visual ao novo posicionamento.
O valor para o redesign de marca irá depender de vários fatores. Tanto das particularidades do projeto e porte da empresa, quanto do estúdio que irá fazer. Em geral, podemos dizer que o redesign precisará de um investimento maior do que a criação do zero. Isso porque ele demanda mais pesquisas para entender o que deve ou não ser mudado, além de considerar a estratégia de comunicação dessa mudança. Aqui na Capulo, nosso projetos de redesign vão de 5 a 20mil, para micro e pequenas empresas.
Em resumo, os sinais são: 1. uma mudança significativa na marca, como mudança de nome, de público ou de posicionamento. 2. Clientes confundem a empresa com outra do mercado. 3. Pessoas pensam que a empresa é de outro segmento com frequencia. 4. A marca não é registrável no INPI. 5. Houve um crescimento significativo ou expansão da marca. 5. O público tem dificuldade para reconhecer a marca. 6. A identidade visual não chama atenção ou não condiz com o público.
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