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5 jul
11 min de leitura
Pronto para a mudança? Veja 4 pontos para analisar ao decidir fazer o redesign da sua marca.
Na dúvida de como fazer o redesign da sua marca ou que mudar nela? Não é para menos: Um redesign de marcas pode ser bem mais complexo do que criar uma identidade visual do zero.
O motivo disto é bem simples: quando temos uma marca nova, ainda não temos um público. Portanto, as pessoas ainda não têm uma opinião formada sobre aquilo. É como em uma página em branco.
Porém, quando decidimos mudar a identidade visual da marca, estamos lidando com um público já existente. E, a não ser que a identidade visual seja má construída, esse público já possui uma familiaridade com a marca. Por isso, precisamos analisar com calma algumas variáveis para que o investimento não traga prejuízos.
Se você ainda está em dúvidas se é hora de fazer o redesign da sua marca, leia primeiro este post: O que é e quando fazer o redesign de marca?
A seguir, listamos 4 pontos importantes que analisamos aqui na Capulo antes de definir como será o redesign da marca.
Ninguém sai mudando a identidade visual da empresa só porque enjoou dela – ou pelo menos não deveria.
Antes de qualquer coisa, é preciso analisar o motivo daquele redesign. Isso ajudará a alinhar expectativas e saber se somente o redesign trará o resultado esperado ou é preciso outras melhorias internas.
Seja para demonstrar um novo posicionamento, diferenciar do concorrente, agregar mais valor à marca ou até mesmo corrigir problemas de construção, esta análise trará um norte de o que precisará mudar. Além disso, ajudará a definir que métricas utilizar para identificar se houve ou não sucesso com lançamento da nova marca.
Como citamos, ao tratarmos de uma marca já existente, é possível que ela já tenha um público formado. E, por isso, sua percepção é importate.
Esta foi a análise que faltou quando a GAP mudou sua identidade visual.
A empresa apostou em uma proposta mais minimalista. Porém, o público jovem, que vestia seus moletons marcantes, não gostou da nova logo por perder toda a sua personalidade. Apenas 6 dias depois, a empresa voltou ao seu logo anterior, jogando fora todo o investimento de milhões.
A percepção do público também foi um fator importante para outro design mais recente, o do banco Itaú. Mas dessa vez, utilizando isso à favor da marca.
Após várias pesquisas, perceberam que o laranja era a principal memória do público quando se tratava de sua marca. E, por tanto, a assumiram de vez como cor do logotipo principal.
A principal dica que podemos dar para a análise da percepção do público no redesign de marca é:
Procure identificar o que é relevante em sua identidade visual aos olhos do público.
Faça pesquisas não só com os clientes, mas também com os parceiros e colaboradores. Aqui estão algumas suposições que podem nortear esse entendimento do que faz lembrar a sua marca:
Muitos redesign fracassaram ao não considerar o histórico da marca na hora de edfinir o que mudar.
Por exemplo, imagine que você tem uma empresa de tradição, com anos de mercado e com uma receita passada de geração em geração. Abandonar isso e “modernizar” de mais o visual poderá ir contra a sua história e tudo o que já construiu.
A história e os pontos chaves que precisam ser representados na nova marca. Além disso, é importante analisar também os atributos devem estar presentes, bem como os valores e crenças da marca. Ou, no caso de um rebranding, quais passarão a ser os novos atributos.
Se a marca atual parece defasada ou inferior aos seus concorrentes, isso precisará de correção.
É importante também identificar os pontos de reconhecimento e promessas desses concorrentes, para criar diferenciação. Afinal, você não irá querer investir em um redesign que tornará a sua marca parecida com a do seu concorrente e gere confusão no seu cliente.
Essa análise pode ser feita de várias formas, seja com uma pesquisa online ou indo ao local de venda.
Ao fazer um redesign, é preciso lembrar que não estamos construindo uma nova marca e sim melhorando aquilo que já existe. E saber o que mudar no redesign é fundamental!
Em alguns casos precisaremos de uma mudança completa! Por exemplo, quando a identidade anterior não foi criada com as estratégias certas ou houveram mudanças significativas no modelo de negócio.
Foi o que ocorreu com o redesign que fizemos para a Cake 2 confeitaria. A necessidade do redesign surgiu após a ampliação de seus produtos, o que não combinava com o nome anterior.
Da mesma forma, é preciso analisar cada um dos pontos citados. Pois só assim aprenderemos com os erros anteriores e criaremos uma marca que realmente agregue valor à empresa, sem ferir o seu legado.
Como deve imaginar, este não é um processo rápido nem fácil. Criar uma identidade visual que esteja alinhada com os seus objetivos de negócios leva tempo e dedicação. Por isso, nada melhor que contar com profissionais capacitados que te auxiliem nessa jornada.
Aqui na Capulo, todos os nossos projetos são baseados em estratégia e adequação a sua marca. Saiba mais sobre nossos projetos de design de marca aqui e entre em contato para conversarmos sobre o seu redesign.
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