Pequena marca premium: a importância da embalagem para comunicação do valor.

Quais os impactos da embalagem em pequenas marcas premium? Confira nossa análise com o exemplo de uma marca de chás premiada que tive a honra de conhecer.
Recentemente estava conversando com meu sócio sobre uma pequena marca de chás que encontrei em uma feira gastronômica.
Quando falei sobre seus chás premiados e suas conquistas invejáveis como sommelier de chás, meu sócio comentou que o produto não demonstrava isso.
Em palavras dele:
“A caixinha de chá dela precisa parecer melhor que a que temos no armário”
A “caixinha” que temos a qual ele mencionou era de um chá da marca Leão, dessas normais compras em supermercado. Já a da pequena marca premium, não era pior, mas também não era melhor em termos visuais.
E não, ele não é um especialista em design. Pelo contrário, é engenheiro eletrônico e trabalha com software.
É claro que os anos juntos o fizeram prestar mais atenção a esses detalhes, mas aposto que qualquer outro profissional da mesma área bateria o olho e conseguiria dizer que aquele não parece um produto “premium”.
E é aí que está o maior erro de tantas marcas que possuem maior valor agregado: Não perceber que a embalagem é o que comunica o que o seu produto é, mesmo antes dele ser pego da prateleira.
Depoimento de uma pequena empreendedora
Em um outro dia, durante minha participação na Fispal Tecnologia, ouvi a dona de uma pequena padaria artesanal dando entrevista após participar da “Jornada Pequena Indústria de Alimentos”. Quando questionada sobre o que achou da experiência, ela disse:
“uma fase que não vou esquecer e vou levar para mim é que ‘embalagem é produto’ […] e primeiro é a embalagem que se comunica com o público, depois o produto”.
Isso só reforça o que as grandes marcas já sabem e que uma pequena precisa se atentar se quiser competir – seja em uma prateleira de um mercado regional, uma feira ou mesmo nas vendas online.
No exemplo, citamos uma pequena marca produtos premium porque, nesse caso, o consumidor precisa enxergar um motivo para pagar a mais por ele.
Porém, isso vale para qualquer nicho: a sua embalagem precisa demonstrar o que o seu produto é. Até mesmo para que o consumidor não leve ele para casa achando se tratar de algo gourmet e se decepcione ao experimentá-lo.
Em resumo: o design é sim uma peça chave no negócio, principalmente se tratando de produtos expostos. Ele pode não ser o motivo do sucesso de uma marca, mas com certeza pode se tornar um grande empecilho ou uma alavanca para seu crescimento.
PS: Estamos testando um novo formato de conteúdo que traz mais reflexões do dia a dia. Com isso, queremos não só auxiliar vocês aplicar nossas dicas em suas marcas. Mas também a criarem um senso crítico que os ajudarão a identificar pontos estratégicos de melhoria e crescer de forma consistente.
Por isso, gostaria de saber de você: O que achou dessa reflexão? Gostaria ver mais conteúdos nesse formato? Conta pra gente!
Aah, e se você tem interesse no assunto do post, confira nosso outro texto: Como o design de marca aumenta a percepção de valor da sua empresa.
Imagem de capa meramente ilustrativa. Foto de Stefan Schweihofer from Pixabay.