Experiência do usuário: Por que o Notion é o queridinho da vez?
Conheça os conceitos de design e experiência do usuário que tornam o Notion o preferido para gestão pessoal e do time!
O Notion é hoje uma das ferramentas que mais utilizamos quando o assunto é gestão. E tem sido assim com várias pessoas e empresas, não é à toa que vemos tantos anúncios de templates prontos utilizando a plataforma. Mas hoje, não viemos falar do ponto de vista de gestão e sim de design, usabilidade e experiência do usuário.
A seguir listamos os principais pontos que o levaram de uma ferramenta desconhecida a ter mais de 20 milhões de usuários no mundo todo.
1. Onboarding personalizado
A integração à plataforma é de acordo com as suas necessidades ou preferências. Com perguntas simples como “fará uso pessoal ou com o time?”, ele consegue trazer pré-configurações e recomendações de templates personalizados.
Assim você não perde tempo com o que não utiliza.
2. Conceito de comunidade
Para adquirir tantos usuários assim, eles apostaram no conceito de comunidade, que além de estar muito presente no marketing, pode ser observado também nas ferramentas de fácil acesso. Entre elas a possibilidade de montar um time, fazer comentários e compartilhar templates por link ou com a própria comunidade da plataforma. Isso ajuda não só na experiência do usuário, mas também faz da plataforma uma ótima ferramenta para equipes.
3. Hierarquia visual
Isso com certeza é uma das coisas que mais gostamos na plataforma!
A possibilidade de criar hierarquias de diversas formas, em textos e cards, ajudam muito na hora de organizar e encontrar informações. Isso é útil não só para tarefas do dia a dia, mas também para a organização de processos nas empresas.
4. Design “clean”
O minimalismo tem suas vantagens!
A limpeza visual contribui para que o usuário foque no que é mais importante no uso da plataforma: o conteúdo! Isso pode ser visto, por exemplo, no estilo da fonte sem serifa, nas grandes áreas em branco ou nas cores dos elementos.
5. Facilidade de navegação
Mais alguém já usou o Trello e se perdeu ou passou horas procurando um card ou um outro quadro?
Dar ao usuário o feedback constante de onde ele está e facilitar o acesso a outras áreas importantes para ele é uma das chaves para garantir uma boa usabilidade. A “Visibilidade do Status do Sistema”, inclusive, é a primeira das 10 heurísticas de Nielsen, estudadas no design de interface.
6. Responsividade com consistência e padrões
Por fim, o que facilita muito o uso do Notion é a possibilidade de acessá-lo em diversos dispositivos. Seja no navegador do seu computador, do celular ou por meio de seus aplicativos (inclusive para desktop). E não só a possibilidade, mas ter um design e layout consistente em todos eles.
Imagine um mesmo estilo de botão ter funções diferentes para o app e o uso no navegador. Seria bem mais difícil aprender a usá-lo, não?
Acredite ou não, já vimos muitos sites com problemas semelhantes a esse.
Poderíamos citar vários outros aspectos de design ou usabilidade que utilizam, mas ficaria mais extenso ainda este post.
Experiência do usuário e sua empresa
Caso não saiba, todas essas estratégias de podem ser adaptadas e aproveitadas pela sua marca para melhorar a experiência do usuário. Não só no site, como também no marketing e no local físico. Incrível, não?
Aqui nos sites da Capulo, por exemplo, sempre prezamos pela usabilidade. E não só isso! Ao criarmos um site, pensamos em como ele irá auxiliar a alcançar os objetivos de negócios da sua empresa. Seja esse objetivo alcançar mais pessoas, fidelizar clientes ou facilitar os processos de atendimento.
Conheça mais sobre nossos projetos de site aqui.
*Imagens criadas no site do Notion