Como aplicar sua identidade visual de forma mais consistente

Imagens das aplicações de marca do Nubank em seu site e post das redes sociais, mostrando como são consistentes no uso das cores, tipografia, estilo de fotos e formatos.

Um passo a passo rápido de como criar padrões visuais para facilitar a aplicação da sua marca no dia a dia e torná-la mais consistente.


Na imagem de capa, você deve ter notado como o Nubank sabe aplicar sua identidade visual de forma consistente. Além das cores, é possível ver padrões em seu estilo fotográfico, nos elementos de cantos arredondados e na tipografia.

Existem várias vantagens de ter consistência visual nos pontos de contato, incluindo reconhecimento da marca, coerência na mensagem e aumento da credibilidade. Mas como fazer isso sem ser monótono ou gastar horas pensando em como será esse visual?

A resposta é: ter uma marca bem estruturada, com Assets Visuais bem definidos.

Mas o que são os assets visuais?

Os Assets Visuais são os elementos que caracterizam visualmente a sua marca e geram reconhecimento.

É isso que faz você bater o olho e saber de quem são os comerciais abaixo.

Como a coca cola aplica sua identidade visual em seus comerciais. Nas imagens há o uso do vermelho, da onda branca, das garrafas e das pessoas sorrindo

Só que eles só geram reconhecimento se houver repetição! E nós iremos te ensinar como fazer isso em 3 passos simples.

Passo a passo de como aplicar sua identidade visual de forma consistente

1. Observe as referências

Analise a sua identidade visual atual, seu logo, seu perfil e etc. Crie um painel visual com o que você gosta nela e o que se repete.

Não consegue ver padrões visuais em sua marca?

-> Crie então um painel de referência com exemplos do estilo visual que você gostaria de aplicar e outro com o que não gostaria.

2. Liste os assets

Liste o que faz e o que não faz parte da sua identidade visual (além do logo). Deixamos um exemplo abaixo baseado na marca da Coca-Cola para facilitar o entendimento.

Imgem contem exemplo de como definir os assets visuais que fazem parte da sua marca. Na tabela há dois campos: "Faz parte" com exemplo como cores X, Y e Z, ondas, tipografia. E "Não faz parte" com exemplos "traços finos, formas quadradas, seriedade".

3. Crie um manual

Crie um manual básico e deixe em um local de fácil acesso.

Coloque as informações listadas, o código das cores, nome da tipografia, exemplos de ícones, fotografias e o que mais poderá ajudar na aplicação. E não deixe de descrever como tem que ser aplicado.

Agora é só usar!

Assim você terá uma marca consistente, aumentará o reconhecimento e não precisará ficar pensando demais toda vez que for aplicá-la.

E claro, não basta ter consitência se a sua marca não foi bem construída. Se você suspeita que este foi o seu caso, entre em contato e marque uma consultoria gratuita com a gente ou conheça como funciona nossos projetos de marca aqui.

Quer aprender mais sobre como ter uma marca forte e reconhecível? Acompanhe o nosso blog para mais conteúdos! No próximo post analisaremos marcas que souberam aplicar a identidade visual para você se inspirar.

YASMINE ANDRADE

Designer de marcas e de interface na Capulo. Apaixonada por yoga, conversas inspiradoras, estratégia e por descobrir o porquê das coisas.


posts recomendados

Confira outros posts da mesma categoria