A importância dos selos sustentáveis para a comunicação da sua marca e como conquistá-los

Imagem mostra uma lata com o selo sustentável eureciclo

Com as exigências do consumidor por ações relacionadas à sustentabiliade, os “selos sustentáveis” ganharam destaque. Eles facilitam a comunicação e deixam evidente a preocupação da sua empresa quanto a essas questões. No conteúdo a seguir, falaremos da importância desses selos para a comunicação da sua empresa, 5 dos principais selos de sustentabilidade e como conquistá-los.


Os selos para empresas sempre foram importantes para destacar informações de forma clara e rápida, e, de alguns anos para cá, os selos sustentáveis ganharam maior destaque. Hoje, a preocupação com o meio ambiente, a sociedade e outros assuntos que envolvam a sustentabilidade têm feito com que consumidores fiquem atentos a esses selos na hora de escolher um produto ou contratar um serviço.

Em paralelo, um dos papéis do universo visual da marca é comunicar ao público os valores, a personalidade e as ações de uma empresa. Agora, imagine o que você pode transmitir com certificações voltadas para uma marca sustentável! As vantagens são muitas, mas, antes de listá-las, vamos entender um pouco mais sobre o que são esses selos.


O que é um selo de sustentabilidade?

Em termos técnicos,

as certificações sustentáveis, também chamadas “selos de sustentabilidade”, provam que uma empresa adota processos sustentáveis em todo ou em parte de suas atividades e em sua infraestrutura.

Ou seja, uma certificação emitida por alguns órgãos, sejam eles governamentais ou não, para poder comprovar a qualidade e as ações sustentáveis promovidas pela sua empresa.

Isso é importante não apenas para o meio ambiente e para a sociedade, mas também para atender às demandas de consumidores cada vez mais conscientes.

A seguir, iremos abordar os principais motivos para adotar os selos sustentáveis.


Qual a importância de ter selos sustentáveis em sua empresa?

1 – Sinalizar que você é uma empresa preocupada com questões sustentáveis

O selo sustentável identifica para sociedade que você está focado em adotar práticas sustentáveis e favoráveis para o meio ambiente. Além disso, por serem visuais, os selos são muito mais fáceis de identificar e chamam a atenção das pessoas na compra ou contratação.

2 – Agregar valor à marca da sua empresa;

Ao buscar os selos sustentáveis, você demonstra uma maior transparência. E, comunica também, que não está visando só o lucro, o que é visto com bons olhos no mercado. Uma prova disso é a crescente preocupação de investidores com questões de ESG* nas empresas.
*ESG – do inglês, Governança ambiental, social e corporativa.

3 – Garantir sua competitividade no mercado atual

Segundo uma pesquisa divulgada pela Associação Paulista de Supermercados (APAS), 95% dos brasileiros dão prioridade a produtos e serviços de empresas que investem em práticas sustentáveis. Isso mostra que essas práticas não são mais um diferenciador e sim, uma obrigação para se manter relevante no mercado.

Infográfico: a sustentabilidade como fator decisivo para a escolha de compra.

Nele, mostramos o índice de brasileiros que dão prefência para empresas que invéstem em práticas sustentáveis: 95%. E que já deiraram de comprar ou frequentar um estabelecimento por saber que a empresa ou seus funcionários não tiveram um comportamento ético: 64%.

Em meio a tantas vantagens, surge a dúvida: e como posso adquirir um desses selos?


5 Selos sustentáveis que sua empresa pode adotar

O primeiro passo é conhecer os selos existentes e quais se encaixam melhor com seu modelo de negócio. A seguir, listamos 5 selos que são bastante populares. Além deles, você também pode buscar outros selos que fazem sentido para sua empresa e seu público.

1. ISO 14001

Um dos selos mais conhecidos no Brasil para empresas sustentáveis é o ISO 14001. Este selo pertence a uma norma internacional que regulamenta as empresas quanto aos seus deveres ambientais. Portanto, seu objetivo é proteger o meio ambiente e auxiliar empresas na redução dos seus impactos negativos.

Para obter o selo ISO 14001 você precisa entrar em contato com um dos Organismos de Certificação de Sistemas de Gestão Ambiental acreditado pelo INMETRO. Eles são quem irão fazer o cadastro de sua empresa.

2. Instituto Biodinâmico (IBD)

Se você é do ramo alimentício, trouxemos um selo especial para você! O Instituto Biodinâmico (IBD) é um dos principais selos ambientais voltados para a produção de alimentos orgânicos. Ou seja, sem a utilização de substâncias químicas e/ou transgênicas.

Além dele, você já deve ter visto o selo Produto Orgânico Brasil, que também é bastante comum.

Para conseguir o selo IBD, seu produto deve ser considerado como “orgânico”, através de um dos 3 mecanismos de garantia da qualidade orgânica:

Após essas etapas, é necessário entrar em contato com o IBD através do e-mail ou telefone para adquirir o selo.

Na imagem, aparece os selos de sustentabilidade do Instituto Biodinâmico (IBD) e do Produto orgânico brasil.
Imagens: IBD

3. IBDN

O IBDN – Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza, é uma organização com mais de 30 anos de história. Ela possui diversos selos como empresa parceira da natureza, empresa neutra de carbono, certificação de produto eco sustentável, certificação de energia renovável e outros. O IBDN possui não só o programa de certificação, como também vários projetos de educação tanto empresarial quanto social.

As certificações servem para qualquer porte de empresa. E, mesmo que sua empresa não esteja 100% adequada a algum desses selos, vale a pena procurá-los!

Antes de fazer a certificação, a IBDN presta uma consultoria online para auxiliá-lo. Isso ajudará a melhorar suas práticas sustentáveis, bem como atender aos ODSs e otimizar os índices de ESG da sua empresa.

Selo empresa parceira da natureza e empresa neutra de carbono do Instituto Brasiliero de Desesa sa Natureza.
Imagem: IBDN

4. Eureciclo

Esse é, sem dúvidas, um dos selos mais fáceis de conseguir! O Eureciclo é um selo que certifica a reciclagem de embalagens para produtos brasileiros.

Essa certificação garante a reciclagem de embalagens do mesmo tipo que as sua empresa produz, de acordo com o peso e a quantidade. Dessa forma, é possível reduzir o impacto ambiental das embalagens pós-consumo de sua empresa.

Além do benefício para o meio ambiente, a empresa responsável pelo selo possui toda uma rede de incentivo a cooperativas de catadores e reciclagem. Colaborando assim, com o pilar social da sustentabilidade.

A assinatura do selo é toda feita online, por meio de planos. Esses planos variam de acordo com a quantidade de produtos ou a massa das embalagens pós-consumo vendidas pela sua empresa no último ano. Ao assinar, você terá o direito de estampar este selo em seus produtos, site ou mesmo na sua comunicação.

Imagem mostra variações do selo "Eureciclo" de acordo com a quantidade de embalagem reciclada.
Fotos: Eureciclo

5. FSC Brasil

O FSC Brasil (do inglês, Conselho de Manejo Florestal), é um órgão não governamental que reconhece empresas que atuam de forma sustentável em cadeias produtivas florestais.

Só é possível adquirir o selo FSC Brasil se todas as etapas dessa cadeia produtiva forem certificadas. Mesmo que a sua empresa não trabalhe com madeira e derivados da extração, você pode utilizar esses selos em suas embalagens. Com isso, você irá comunicar que o papel utilizado é certificado.

Imagem do selo FSC para certificação de manejo florestal.
Imagem: FSC

Passo a passo: como adquirir um selo sustentável para minha empresa?

Agora que você já conhece alguns dos selos sustentáveis e sabe quais os benefícios de tê-los em sua empresa, está na hora de descobrir como adquiri-los. Abaixo, colocamos um passo a passo para te ajudar nisso.

Passo 1: Escolher o melhor selo de sustentabilidade;

Só no Brasil, existem mais de 30 tipos de selos de praticas sustentáveis. Por isso, é importante escolher o que melhor se adapta a sua empresa.

Por exemplo, se sua empresa trabalha com prestação de serviços, você pode procurar o selo Empresa Parceira da Natureza do IBDN para certificar as suas atividades. Agora, se você vende produtos, veja se possuem selos específicos para o seu ramo. Além disso, obter o selo Eureciclo garantirá que suas embalagens terão um menor impacto no meio ambiente.

Nós, da Capulo, somos parceiros Eureciclo e podemos te ajudar nessa tarefa! Fale com a gente para saber mais sobre como funciona.

Passo 2: Conferir se você atende a todos os requisitos

Em seguida, é hora de conferir se a sua empresa atende a todos os requisitos para adquirir a certificação de sustentabilidade escolhida. Sendo assim, é necessário:

Passo 3: Fazer as mudanças necessárias

Caso não atenda a algum requisito, não se preocupe. É comum ser necessário realizar algumas mudanças. Essas mudanças podem incluir: realizar o descarte correto de resíduos, ter medidas para economizar água e energia, ações voltadas à inclusão social e até otimizar todos os processos da empresa.

Entre em contato com os responsáveis pela certificação antes de realizar as mudanças. Assim você saberá se elas serão suficientes e se são a melhor forma de se adequar.

Passo 4: Solicitar o certificado para a empresa responsável pelo selo

Em muitos casos, é necessário realizar uma pré-avaliação para verificar se sua empresa segue todos critérios exigidos. Logo após, é realizada uma auditoria para que possa ser emitir um relatório com os processos realizados e o tipo de certificação que a empresa receberá.

Porém, isso pode variar de acordo com a certificação.

Passo 5: Manter práticas sustentáveis

Após conquistar o selo de sustentabilidade, continue atuando em prol dos ODSs. Lembre-se: a aquisição de um selo sustentável está ligado a relação da sua empresa com a natureza, com a sociedade e com o desenvolvimento econômico, por isso esse é um processo contínuo.

Além disso, os auditores serão responsáveis por averiguar a sua empresa de tempos em tempos para facilitar a renovação do selo, que pode levar de três a cinco anos para expirar.

E não se esqueça de buscar essas certificações em seus parceiros e fornecedores! Não adianta você dizer que é empresa sustentável se suas embalagens de papel são de extrações clandestinas. Ou ainda se o seu parceiro tiver condições de trabalho análogas a escravidão. Isso só irá manchar a reputação da sua empresa.

Não pare por aqui!

Hoje, ter um selo que remete à ações sustentáveis nas embalagens de seu produto também é se manter relevante no mercado. Para que o selo possa melhorar sua reputação e ampliar as chances de novos negócios, é preciso saber comunicá-lo!

Ter práticas sustentéveis já deixou de ser um diferencial e é considerada obrigatória na visão de grande parte dos consumidores. Por isso, é importante adotar estratégias para demonstrar isso!

Seja na sua identidade visual, nas suas embalagens ou no seu site, conte com a gente para te ajudar nessa tarefa!

YASMINE ANDRADE

Designer de marcas e de interface na Capulo. Apaixonada por yoga, conversas inspiradoras, estratégia e por descobrir o porquê das coisas.


posts recomendados

Confira outros posts da mesma categoria