No Ar

Posicionamento e identidade da marca para marca de cultura pop

, ,

O desafio

A No Ar é uma loja virtual que nasceu com o propósito de transformar produtos da cultura pop em expressões de identidade. O desafio era criar uma marca que transmitisse liberdade, autenticidade e conexão com um público jovem e diverso. Tudo isso sem perder o tom leve e cheio de energia da sua fundadora e que fosse de fácil aplicação por limitações de recursos da marca.

O nosso papel foi desenvolver o posicionamento, manifesto e identidade visual e verbal, traduzindo o espírito criativo da marca em cada detalhe.

Cliente: No Ar
Segmento: loja de produtos da cultura pop
Entrega: Estratégia e Identidade de Marca
Responsável: Yasmine Andrade – Direção Criativa e Estratégia

Estratégia e posicionamento

Começamos o projeto identificando os valores, atributos e diferenciais da No Ar, mapeando concorrentes e oportunidades de mercado. Entre seus valores, estão a autenticidade e a criatividade.
A partir dessa análise, definimos o posicionamento da marca e os atributos que guiariam sua comunicação: jovem, criativa, nostáugica e popular.

A marca foi pensada para ser flexível, próxima e autêntica. Capaz de dialogar com grupos de diferentes universos, de séries e filmes a música e religião.

Identidade Visual

O nome No Ar foi criado pela própria dona, inspirado nas antigas gravadoras de disco e nas transmissões de rádio, remetendo à ideia de estar “no ar”: presente, sintonizado e em movimento.

Para a identidade visual dessa marca de loja virtual, trouxemos referências sonoras e retrôs, equilibradas com toques modernos.

O logotipo horizontal destaca o nome com tipografia exclusiva e traz duas aspas que simbolizam comunicação e som.

Esses elementos se desdobram em padrões dinâmicos, paleta vibrante e tipografia com personalidade, que juntos reforçam o tom pop e divertido da marca. Tudo isso para ser usado de forma simples e flexível.

Identidade Verbal e Manifesto

Afinal, qual a graça de ser igual?

Na identidade verbal, definimos o estilo da comunicação e criamos mensagens leves e espontâneas. Frases que convidam o público a se expressar como “Canto fora do tom (e tá tudo bem)” e “Cringe é não ser você” podem ser usadas tanto na comunicação como nas estampas dos produtos.

Além disso, criamos um manifesto da marca que gruiará a companha de lançamento e estará presente nos materiais institucionais como site e cartões de boas vindas.

Manifesto da marca No Ar

Acreditamos que aquilo que você carrega consigo deve ser uma expressão da sua personalidade, dos seus hobbies ou das suas paixões…

Mas não de qualquer jeito, não como todo mundo. Afinal, qual a graça de ser igual?

A gente quer mesmo é que você seja diferente. Que use o que der na teia, que cante ao seu próprio tom. Mas se não quiser gritar, não tem problema. A gente canta baixinho, cantarola… ou só sacode a cabeça!

E daí se for “cringe”? E daí se for modinha?

Vai que alguém se identifica, e curte isso com a gente?! Aqui na No Ar, criamos com carinho, criatividade e, claro, muita curiosidade. Porque pensa bem: como a gente vai te ajudar a se expressar, sem te ouvir, sem nos antenar, sem questionar?

Incorporando o novo e regravando os clássicos, criamos nossos produtos como um mergulho na cultura pop, sempre atentos ao que tá rolando dentro e fora do nosso alcance.

No Ar, os mais variados temas
No Ar, um estilo autêntico, que não se encontra em qualquer lugar.
No Ar, o seu lado único.

Sintonize nessa com a gente!

No Ar – dando voz ao seu lado pop de ser.


Resultados e impacto

O resultado desse processo é uma marca com voz própria, que traduz a essência da cultura pop de forma acessível e criativa.

A No Ar se posiciona como uma marca para quem quer se expressar sem medo de ser diferente, com uma identidade coesa, memorável e cheia de atitude.

Além do impacto visual, a marca reforça seu propósito com consistência entre discurso e design, do manifesto à experiência digital.


Quer crescer o seu negócio?

Auxiliamos pequenas e médias empresas a crescerem de forma consciente, orientamos e desenvolvemos soluções adequadas a seus problemas tendo como base nossos conhecimentos e experiências.

Converse com nossa equipe sobre o seu projeto.


portfólio

Conheça também outros projetos.

Caixa de envios criada com a identidade visual para loja virtual No Ar

No Ar

Posicionamento e identidade para uma marca de cultura pop

identidade visual
posicionamento

Vikka

Um site para uma empresa de inovação em obras de alto padrão

blog
site
site institucional