Embalagem sustentável: rebranding da Nescau vai além da estética.

Ao fundo, um banner com o lançamento da nova embalagem da Nescau. Na frente, o texto: Nescau versus embalagem sustentável.

Nos últimos anos, vimos muitas marcas realizarem redesigns e adotar um estilo mais minimalista. Diferente disso, o rebranding (e consequente redesign) da Nescau não se tratou somente de uma mudança estética. Confira nossa análise abaixo!


Depois de quase 40 anos a Nescau mudou sua proposta visual para apostar numa pegada mais minimalista. E muita gente não gostou dessa nova cara! Mas, hoje, queremos desviar o olhar da estética para focar em algo igualmente essencial no design: a sustentabilidade.

Além da identidade visual, essa também foi uma mudança de posicionamento da marca, o que chamamos de rebranding.

O rebranding se alinha ao novo momento de Nescau, mais preocupada com causas como sustentabilidade, inclusão e bem-estar, refletindo esses valores na sua nova marca, em ações e na comunicação do seu novo site.

A embalagem que marcou gerações traziam desafios para a sustentabilidade

A versão antiga da Nescau marcou a geração dos anos 90 com o seu raio e a lata twister. Porém, essa lata trazia um desafio para o processo de reciclagem.

Além de ocupar mais espaço que o necessário, seu processo de rotulagem envolve a aplicação de tinta diretamente na lata. Esse fator dificulta a separação dos componentes para a reciclagem do metal.

Novas práticas: uma embalagem mais sustentável

A nova lata com menos curvas não apenas economiza material, tornando-a mais econômica, mas também preserva recursos naturais e reduz resíduos.

Antes e depois da mudança na embalagem da Nescau. A nova versão não possui as curvas que na anterior. Na imgem também há o texto: "embalagem com 15% menos metal e rótulo em papel".

Com um design mais eficiente, ela pode armazenar a mesma quantidade de produto em um espaço menor. Isso significa menos transporte e, por consequência, menos emissões de carbono por unidade de produto. Além disso, foi reduzido 15% do metal necessário para sua fabricação.

Já seu novo rótulo em papel, além de levar menos tempo de decomposição, facilita a sua separação da lata e, assim, o trabalho de quem recicla.

Não há como dizer se esta é a embalagem mais sustentável possível para este produto sem antes fazer uma análise detalhada de toda a cadeia produtiva. Mas com certeza a mudança tem um impacto enorme nos três pilares do empreendedorismo sustentável: ambiental, social e financeiro.

O impacto da mudança na marca e nas prateleiras

Mesmo com a mudança, a nova identidade visual da Nescau preserva os elementos icônicos de forma mais leve, refletindo os novos valores da marca. Uma evolução que mantém a essência.

Embora o design possa parecer menos “criativo” para muitos, a marca já consolidada continuará se destacando nas prateleiras. Além disso, pode atrair novos clientes preocupados com a sustentabilidade, enquanto seu principal concorrente ainda insiste nas embalagens plásticas.

(Como consumidora, eu pessoalmente já optei pela Nescau para evitar o descarte do plástico, embora prefira o sabor do concorrente).

Além da sustentabilidade, a marca se mostra cada vez mais conectada com o esporte e com a diversidade. Com ações voltadas para a inclusão tanto de mulheres quanto de pessoas com deficiência. O que justifica mudar os traços mais “pesados” da embalagem e “modernizar” o seu layout. (Você pode conferir as campanhas aqui.)

A gente acredita que a Nescau está dando um passo na direção certa, priorizando a responsabilidade ambiental e utilizando o design da melhor forma possível, como ferramenta de transformação!


Quando fazer um redesign?

Se você é dono ou gestor de uma empresa, mas não se está hora de mudar, recomendamos a leitura desse outro post: Redesign de marca: o que é e quando fazer essa mudança?

YASMINE ANDRADE

Designer de marcas e de interface na Capulo. Apaixonada por yoga, conversas inspiradoras, estratégia e por descobrir o porquê das coisas.


posts recomendados

Confira outros posts da mesma categoria