Site Responsivo: o que é e qual a importância para seu negócio?
20 ago
11 min de leitura
Sua empresa está preparada para a Black Friday? Confira o que fazer antes, durante e depois para aumentar as vendas nesse período.
Estamos na reta final para a Black Friday 2024, que acontecerá na última sexta-feira do mês de novembro. Essa, sem dúvidas, é uma das datas mais esperadas pelo comércio e as expectativas de vendas são altas. Mas nada mudará em sua empresa se você não tiver um planejamento estratégico para isso.
Se você ainda não sabe o que fará para aumentar suas vendas durante e após a Black Friday, continue lendo este post e confira as melhores dicas para você começar a implementar hoje mesmo.
Antes de tudo, é preciso se preparar para o dia, ou a semana da Blackfriday, já que está cada vez mais comum nas empresas estender as promoções por mais tempo. Então aí vai alguns pontos essenciais:
O primeiro passo é listar TODOS os contatos de clientes que você possui, seja Whatsapp ou e-mail. Essa lista servirá para você divulgar as suas campanhas antes, durante e depois da Black Friday. E lembre-se de NUNCA mandar mensagens (principalmente ofertas) a clientes que não concordaram com isso! Afinal, você não vai querer ser bloqueado e muito menos processado por uso indevido de dados.
Se você é um daqueles que não tem o hábito de guardar dados de clientes e leads (pessoas que entraram em contato), comece isso agora mesmo com essa segunda dica.
Se você já tem um site, isso vai ser mais fácil. Você pode criar poup up (aqueles alertas/imagens que aparecem na frente do site) pedindo o e-mail e nome da pessoa para que ela receba as ofertas antecipadas ou algo semelhante. Agora, se não tiver o site, o jeito é procurar esses contatos de pessoas que podem se interessar por seus produtos e serviços, como as que já entraram em contato com você.
Além de mandar e-mails e mensagens, essa lista pode servir futuramente para criar anúncios personalizados para essas pessoas (aconselhamos conversar com um gestor de tráfego para isso).
Você também pode criar um grupo ou canal de transmissão no Whatsapp e divulgar nas suas redes. Assim, as pessoas do grupo irão receber as ofertas e você ainda consegue pegar dados como nome e telefone.
Liste todas as ações que vier pela sua cabeça, sem julgamentos (se não vier nenhuma ideia além de desconto, calma que na próxima seção tem várias sugestões).
Depois, atribua pontuações com base no esforço e no retorno: quanto maior o retorno, maior a nota para esse quesito. E considere não só o retorno financeiro, mas também o alcance que a ação pode ter e se tem potencial de vendas após o período da Black Friday também. Faço o mesmo para o retorno.
Por exemplo: a ação A me dá um grande retorno (nota 10), mas o esforço também é grande (nota 8). Já a ação B, tem um bom retorno, mas não tão grande (nota 7), só que o esforço é baixo (nota 2). Nesse caso, prefira fazer a ação ou campanha para Black Friday B.
A ideia é fazer aqueles que geram menor esforço e maior retorno. Confira no grafico abaixo e já aproveita para montar o seu também.
Após selecionadas as melhores campanhas para sua Black Friday, outra boa dica é definir uma meta de vendas que compense essas ações. Por exemplo, se você der um desconto de 15% em produtos, quanto você precisa vender para que o lucro seja maior do que o que você já ganha normalmente? Aqui é importante que você já tenha dados do seu histórico de vendas para se basear, mas se não tiver, estipule um valor médio para isso.
Se você já tem uma quantidade mínima que precisa vender, o ideal é que adeque seu estoque para isso e tenha uma porcentagem extra. Esse extra é o que garantirá os seus lucros e evitará frustrações caso você tenha muitas vendas e esgote seus produtos no meio do dia. A famosa frase “é melhor sobrar do que faltar” cabe muito bem aqui.
No caso de mão de obra, saiba qual é o seu limite para não oferecer mais do que você consegue atender. No final desse post tem algumas dicas extras para quem trabalha com serviços.
Agora, se vende produtos, essas duas dicas são essenciais:
A Black Friday é sim uma ótima oportunidade de desencalhar aquele produto que estava armazenado há meses, mas pense comigo: se ele já era difícil de vender antes, não vai ser ele que vai alavancar as suas vendas!
É preciso que haja outros atrativos para que essas pessoas cheguem a sua loja e compre esse produto. Você pode, por exemplo, pensar em outros produtos que fazem sentido ser comprados junto com ele e oferecer “combos” ou descontos nesse kit. Outra ideia é colocar ele como recomendação abaixo dos seus produtos mais vendidos, se isso fizer sentido (não vá colocar um sabonete abaixo de uma roupa para festa).
Se você já tem um bom retorno com eles, por que não multiplicar isso? Coloque os seus produtos queridinhos em destaque e tenha um estoque bem maior deles. Como você precisará comprar mais materiais para fabricação ou mais produtos para a revenda, você também pode negociar com seus fornecedores um preço melhor para que esse desconto seja repassado ao seu cliente ou para que você tenha um lucro maior.
O sucesso das suas vendas também depende do que chamamos de ANTECIPAÇÃO, que nada mais é do que antecipar o que irá acontecer para que a pessoa anseie por aquilo antes mesmo da data chegar. Para isso, vale tudo (ou quase tudo), dividimos esse tópico em ações para redes sociais e site para ficar mais fácil de você identificar como aplicar.
A forma de antecipação depende muito do que você terá como ação durante a Black Friday, você pode, por exemplo, disponibilizar cupons para utilizarem nos dias selecionados, como falamos antes. Pode ainda mostrar os preparativos para a data ou divulgar quais produtos estarão em promoção.
Seja qual for a forma escolhida, lembre-se começar a falar sobre a Black Friday o quanto antes, para que as pessoas saibam que podem procurar a sua empresa quando a data chegar.
No instagram da sua empresa, coloque um destaque somente para o assunto “Black Friday”. Já no whatsapp, você pode colocar em “recado” algo como “a Black Friday está chegando, aguarde!”
É claro que não poderíamos deixar o site de fora, afinal, trabalhamos com isso aqui. O seu site já pode ganhar uma cara nova para a Black Friday também.
Uma boa dica de marketing digital é trabalhar bem com as sensações! Crie uma atmosfera que se encaixe com o perfil do seu cliente e das suas peças. Se você vende roupas, por exemplo, pode colocar um vídeo com passando a mão no tecido ou vestindo a peça para que a pessoa veja como é a sensação daquele tecido, se é mais leve ou mais duro… Isso também ajuda a evitar devoluções e frustrações após a compra.
Se for lançar algum produto novo, você pode colocá-lo no site como “em breve” e também aconselhamos trocar os banners do site para chamar a atenção para a data. Como falamos antes, utilize todas as ferramentas possíveis para coletar e-mail de pessoas interessadas na sua empresa e já prepare os conteúdos que irá enviar a essas pessoas no seu e-mail marketing. Nessas horas, plataformas como a RD Station e a Mailchimp podem ajudar a automatizar os envios de e-mail.
Agora podemos ir às ideias para o que fazer durante suas ações para a Black Friday.
Essa sem dúvidas é a parte mais puxada, mas se você planejar direitinho, vai ficar bem mais simples e evitar problemas indesejados. Recomendamos, você identificar aqueles que possuem um maior margem para descontos para que realmente tenha bons preços durante a Black Friday e não saia no prejuízo. E não esqueça que nem só de descontos se faz uma boa blackfriday.
Desconto é o que quase todo mundo espera nessa data, mas o que você pode fazer para ir além desse desconto ou até substituí-lo em alguns casos?
A essa altura do campeonato essa opção é mais difícil pois existe toda uma análise por trás do lançamento de um novo produto. A aceitação do mercado, os fornecedores, a logística, a campanha de lançamento, … tudo precisa ser pensado antes. Mas se você já tinha um produto para lançar futuramente ou possui condições de fazer variações (como uma nova estampa para roupas ou cadernos), por que não?
Os brindes não precisam ser caros, mas você precisa conhecer bem o seu produto e o seu público para que isso faça sentido. Exemplo: se você vende produtos para meditação, relaxamento e yoga, você pode colocar alguns incensos amarrados com um lacinho na caixinha do cliente. Note que esse mesmo mimo já não faz muito sentido se você vende roupas para festas e tem um público mais baladeiro. Caso opte por um brinde mais caro, você pode oferecê-lo a partir de um valor ou uma quantidade de peças para não reduzir o seu lucro e incentivar mais compras.
Independente do que escolher, deixe claro que haverá um brinde e se ele for algo que você tem certeza de que seu cliente irá gostar, deixe claro nas campanhas qual será esse brinde e como ele poderá ser usado.
Aaaah, uma dica de ouro: cuidado com cheiros nas caixinhas, viu? As pessoas podem não gostar ou ter alergia ao perfume que você usa para borrifar em suas caixinhas (O incenso pelo menos ela tem a opção de não acender haha).
Isso já é bem utilizado, você oferece um desconto maior de acordo com a quantidade de peças ou do valor, e o melhor é que incentiva as pessoas a comprarem mais. Você pode acabar perdendo no lucro por peça, mas ganha em quantidade. Só lembre-se de fazer as contas antes para saber quais valores de desconto compensam financeiramente.
Esse nem precisava explicar, mas iremos dar algumas dicas de como identificar quais produtos as pessoas realmente querem reposição. Você pode colocar uma caixinha de perguntas no seu instagram quais produtos as pessoas mais querem que sejam repostos ou selecionar algumas que colocar uma enquete. Caso você não tenha muita interação no instagram, você pode perguntar aos clientes mais fiéis ou identificar em mensagens antigas quais as pessoas mais perguntam se você possui.
Muitas pessoas possuem resistência de comprar online ou se frustram em sua compra (e nunca mais voltam a comprar) por dificuldades em trocar os produtos ou até por não saber que isso é possível. Seja em seu site ou nas suas redes sociais, deixe claro como ela pode fazer isso e pense em como facilitar, você pode estender o prazo de troca e devolução, por exemplo. Isso até te ajuda a gerenciar tudo caso você tenha muitos pedidos de troca.
Sabe aquele produto baratinho que geralmente as pessoas compram bem? Divulgando vantagens e descontos para esse produto, você pode chamar a atenção para o seu site ou catálogo e lá a pessoa se interessar em outras coisas, como peças da mesma coleção ou que possuam relação com ele.
Caso as suas promoções durem uma semana ao invés de um dia, fique atento para que consiga repor produtos que irão faltar em tempo hábil para seus clientes voltar a comprar ou tirar do destaque aqueles que não há como repor o estoque e tenha sempre o plano B. Além disso, se você não tem um site, fique atento para não acabar vendendo mais produtos do que você consegue entregar.
E lembre-se, mesmo que faltem produtos ou não se saia tão bem, você ainda pode tirar vantagens da Black Friday seguindo esse próximo tópico.
Engana-se quem pensa que a Black Friday termina na Black Friday (assim como qualquer grande data comemorativa). Pensar no que vem depois dessa data é o que fará a sua empresa continuar colhendo os frutos de todo o esforço. E aí vão algumas sugestões:
Existem várias maneiras de coletar dados de pessoas que visitaram o seu site ou que estejam interessados na sua empresa. O mais comum é ofertar algo em troca do nome e e-mail ou do telefone das pessoas. Quem aí numa teve que informar o e-mail antes de baixar um e-book gratuito? Isso também vale para: cupom de descontos, consultorias gratuitas, participar do telegram com ofertas exclusivas e por aí vai. Mas aqui estão outras opções que, uma vez implementadas, não geram nenhum esforço extra em seu site:
Você pode verificar na plataforma que você usa ou com o profissional que desenvolveu o seu site se é possível implementar essas funcionalidades. No caso do “avise-me” e da lista de favoritos, a pessoa precisa se cadastrar no seu site para ter acesso a isso, e é nessa hora que você irá coletar esses dados. Com isso, você pode enviar e-mails ou mensagens para quando houver a reposição ou novas ofertas para essas peças.
Caso não tenha um site, a opção (não tão prática) é criar listas de pessoas interessadas, tanto na reposição quanto em peças que ela se mostrou interessada.
Essa é outra ação que pode trazer grandes resultados. Você pode enviar um mimo que tenha a ver com o seu segmento ou com o produto que a pessoa comprou ou ainda enviar um cupom de desconto na caixinha.
“Ah, mas vou oferecer mais desconto, já não basta a Black Friday?”, se você está pensando nisso, iremos dar um exemplo do que aconteceu conosco. Meses atrás compramos alguns produtos da B.O.B para investigar a marca em um projeto que fazíamos. Na caixinha, além dos produtos em barra que compramos, veio dois suportes para as barrinhas e mais um cupom de 15% de desconto para minha próxima compra ou para dar a um amigo, válido por 30 dias. Acontece que não usamos o cupom, mas além de virar clientes, falamos para todos da maravilhosa experiência que tivemos.
E essa é a maior sacada de marketing e vendas das grandes marcas que você precisa aprender: um cliente fiel vale muito mais e te faz gastar muito menos (sendo assim, você pode e deve investir em fidelizá-los)
Não concorda? Basta colocar na ponta do lápis todos os custos de tempo, esforço e dinheiro que você tem para conseguir um novo cliente. Como nós estamos aqui agora escrevendo esse post para pessoas que nunca ouviram falar da nossa empresa. Depois compare a quanto você gasta com alguém que veio por recomendação ou com um cliente antigo.
Cada vez que você finalizar uma campanha, você precisa analisar os resultados. Você atingiu suas metas de vendas? Quais os produtos que mais saíram e porquê? Qual o número de acessos que o seu site teve? Quantos dados você coletou? Como você pode organizar melhor essas informações?
Análises como essas trazem vários insights interessantes e servem como referência para o planejamento estratégico das próximas campanhas.
Um serviço é limitado pelo tempo e mão de obra disponível. Diferente de uma empresa de produtos que consegue aumentar o estoque, você NÃO CONSEGUE aumentar suas horas no dia. Então só pense em dar descontos em datas como a Black Friday se você se encaixa em pelo menos uma dessas situações:
E é bom lembrar que as dicas como oferecer ebooks e consultorias grátis para conseguir mais pessoas interessadas podem ser muito mais vantajosas que a oferta de descontos. Principalmente se o seu serviço for personalizado como os nossos! Dessa forma você garante uma lista de pessoas interessadas nos seus serviços que você pode abordar depois.
Essa ideia de aumentar o preço antes da Black Friday para dar um “desconto” na data, só irá frustrar o seu cliente. Mesmo que ele compre, ele poderá perceber depois que foi enganado e fazer uma má propaganda da sua empresa para outras pessoas.
Principalmente se vender pela internet. Todo mundo pode se arrepender de uma compra e é direito da pessoa trocar o produto sem precisar se justificar, deixe bem claro, seja falando ou nas políticas no site quais os prazos para troca.
Se você anunciou que as promoções serão até o fim do mês de novembro, acabe nessa data ou divulgue uma justificativa para elas se estenderem por mais um tempo. Nunca deixe elas por muito tempo! Isso poderá despertar em seu cliente a sensação de que foi enganado. Também poderá perder o interesse de novos clientes, uma vez que ele saberá que pode aproveitar esse mesmo desconto a qualquer momento no seu site.
Nessa época, é comum as pessoas receberem dezenas de e-mail e mensagens com promoções, então tente fazer algo personalizado e evite só enviar um monte de ofertas que não fazem sentido para aquela pessoa.
Você deve ter percebido como várias dessas ações podem ser facilitadas com um site estratégico, né? Ter um site estratégico é fundamental para potencializar qualquer ação de marketing digital e vendas, além de facilitar o seu dia a dia. Imagine só na quantidade de dados de possíveis clientes que você deixa de coletar quando ele olha um catálogo pelo Instagram ou pelo Whatsapp.
Se você já tem um site, certifique-se de que ele estará preparado para receber esses visitantes, que estará rápido o suficiente e que possui o certificado SSL/TLS. Esse certificado evitará que apareça o aviso de que a conexão não é segura e o possível cliente deixe de entrar no seu site.
Aaah, e se você é nosso cliente, pode ficar tranquilo que todos os sites que construímos já possuem esse certificado.
Você ainda não tem um site? Venha conversar com a gente para encontrarmos as melhores soluções baseadas nos processos da sua empresa e no seu público. É claro que não vai dar tempo de fazer um e-commerce ou um site institucional estratégico para a Black Friday nesse tempo, mas não se esqueça que as festas de final de ano, carnaval e dia das mães estão logo aí 😉
Confira como são feitos nossos sites aqui.
RD Station: Ações para melhorar suas campanhas de Black Friday e vender mais em 2024
Rock Content: BLACK FRIDAY DE SUCESSO: Materiais e ferramentas para criar campanhas incríveis!
E se esse post te ajudou de alguma forma, não se esqueça de enviá-lo a outras pessoas que podem se beneficiar dele.
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