
Cor do ano Pantone 2025: Inspirações para marcas e mais!
5 fev
10 min de leitura
Procurando inspirações de embalagens para vinhos? Selecionamos 5 rótulos que vão te encantar e te inspirar a criar o da sua marca. Confira!
Hoje peço licença poética para falar de um assunto que me encanta: rótulo de vinho!
Comemoração que é comemoração, não é a mesma sem uma boa bebida, certo? E como hoje é o meu aniversário, não poderia deixar de falar dessas duas paixões: vinho e design.
Para quem não me conhece ainda: prazer, Yasmine, estrategista de marca e designer aqui na Capulo!
Ao longo de minha carreira, fiz vários projetos para diversas áreas, desde embalagens para semijoias a telas de aplicativos de empréstimos. Mas sempre tem aquele projeto que a gente gostaria de fazer e nunca teve oportunidade, né?
Eu não sou uma grande entendedora de vinhos, confesso que mal sei a diferença de uma uva para outra. Mas, com certeza, sou apaixonada no design desses rótulos!
E, já que hoje é dia de comemorar, separei alguns dos que mais gostei por aqui para servir de inspiração. (E já me coloco a disposição para projetos na área haha)
Quando bati o olho nessa garrafa, me encantei!
A riqueza de detalhes do rótulo, o estilo de ilustração inspirado em desenhos persas e a impressão em relevo. Sem dúvida, essa composição chama atenção de qualquer um na gôndola – aquelas prateleiras do mercado.
Isso SE ela ficasse num supermercado, né?
Procurei o site da marca para saber se a empresa era real ou só um projeto conceitual, e sim, é real, mas é preciso encomendá-lo para ter um desses na sua casa. Eles possuem diversas embalagens diferentes, uma mais cativante que a outra!
Esta é uma daquelas embalagens que te encanta, não pela sofisticação dos acabamentos, mas pela criatividade e o conceito envolvido.
O nome desse vinho é 3 rios, e foi baseadao em rios de Portugal.
Repare que o rótulo possui picotes para você destacar o papel onde estão desenhados os rios. E, no verso de cada um, tem o nome do rio que está ilustrado.
Além de utilizar a embalagem para levar o seu cliente a conhecer mais sobre a história do vinho, ela ainda garante um boa experiência através da interação com o rótulo.
O destaque do rótulo desse vinho é, sem dúvida, sua ilustração super inusitada. O desenho parece baseado na xilogravura, me lembra bastante ambientes de tavernas antigas e o estilo “medieval grotesco”.
Além disso, como boa designer, quero chamar a atenção também para toda a construção do rótulo. Desde a escolha do papel com textura à irregularidade do seu corte. Esses “detalhes” não só incrementam a experiência tátil, como dão um toque rústico e reforçam o estilo do vinho.
De longe, esta pode parecer uma simples e clássica embalagem de vinhos, mas quando olhamos de perto, vemos a riqueza de seus detalhes.
Suas ilustrações, com selos e relevos, mostram o seu ciclo de produção do vinho, demonstrando seu tradicionalismo.
Este acabamento em relevo e a impressão precisa lembram técnicas clássicas como o letterpress e o relevo francês, conferindo ao rótulo um toque artesanal e sofisticado.
E para quem não conhece muito de métodos de impressão gráfico, aí vai uma curiosidade: o relevo francês era uma técnica de impressão onde se esculpia-se a mão uma peça de metal.
O diferente nesse método é que o relevo fica para cima e para ver se é um autêntico relevo francês, basta olhar o verso da embalagem e observar se a impressão está em baixo relevo.
Por causa da dificuldade de se entalhar a peça de molde, essas impressões eram feitas uma a uma. (Imagem só o preço de uma garrafas dessas!)
Sendo ou não um autentico relevo francês, a impressão desse rótulo ainda foi aliada ao hot stamping, um “impressão quente” que garante esse efeito dourado do seu nome.
Diferente das outras que mostrei, o que chama a atenção aqui não é só o rótulo, mas também a embalagem desenhada com o encaixe das mãos. Sem falar no relevo impresso no papel com pequenos triângulos que vão se “abrindo” de baixo para cima.
Com certeza eu gostaria de ter essa em minha coleção!
Repare que, embora sejam da mesma categoria de produtos (vinho), cada embalagem transmite uma sensação completamente diferente – e, provavelmente, cada sabor também. Mesmo vinhos que “contam” sua história regional, como o 3 rios e o Aminga, encontraram formas bem distintas de fazer isso.
Isso é o que mais me encanta no design, especialmente no de embalagens: ter o poder de transmitir suas sensações ao público, antes mesmo de provar de fato o produto. O que, por si só, já traz um peso enorme ao projeto e pode influenciar no sucesso (ou no fracasso) do seu lançamento.
E aí, o que acharam dessas embalagens? Lindas, não?
Agora conta aí pra gente, qual delas você gostaria de ter?
E, se você possui uma adega ou deseja transmitir a essência dos seus produtos com uma embalagem que se diferencie na gôndola, conte com a gente para dar vida ao seu próximo projeto.
Entre em contato para falarmos sobre ele e criar algo memorável juntos!
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