Redesign de marca: Como saber o que mudar?

O que precisa analisar antes de fazer um redesign? A imagem mostra a logo da GAP, antes e depois da mudança que falhou.

Pronto para a mudança? Veja 4 pontos para analisar ao decidir fazer o redesign da sua marca.


Na dúvida de como fazer o redesign da sua marca ou que mudar nela? Não é para menos: Um redesign de marcas pode ser bem mais complexo do que criar uma identidade visual do zero.

O motivo disto é bem simples: quando temos uma marca nova, ainda não temos um público. Portanto, as pessoas ainda não têm uma opinião formada sobre aquilo. É como em uma página em branco.

Porém, quando decidimos mudar a identidade visual da marca, estamos lidando com um público já existente. E, a não ser que a identidade visual seja má construída, esse público já possui uma familiaridade com a marca. Por isso, precisamos analisar com calma algumas variáveis para que o investimento não traga prejuízos.

Se você ainda está em dúvidas se é hora de fazer o redesign da sua marca, leia primeiro este post: O que é e quando fazer o redesign de marca?

A seguir, listamos 4 pontos importantes que analisamos aqui na Capulo antes de definir como será o redesign da marca.

1. O objetivo do redesign

Ninguém sai mudando a identidade visual da empresa só porque enjoou dela – ou pelo menos não deveria.

Antes de qualquer coisa, é preciso analisar o motivo daquele redesign. Isso ajudará a alinhar expectativas e saber se somente o redesign trará o resultado esperado ou é preciso outras melhorias internas.

Seja para demonstrar um novo posicionamento, diferenciar do concorrente, agregar mais valor à marca ou até mesmo corrigir problemas de construção, esta análise trará um norte de o que precisará mudar. Além disso, ajudará a definir que métricas utilizar para identificar se houve ou não sucesso com lançamento da nova marca.

2. Análise de percepção do público

Como citamos, ao tratarmos de uma marca já existente, é possível que ela já tenha um público formado. E, por isso, sua percepção é importate.

Esta foi a análise que faltou quando a GAP mudou sua identidade visual.

Imagem mostra antes e despois do redesign da marca de roupas GAP.
logo original da GAP (à esquerda) versus o redesign criado em 2010

A empresa apostou em uma proposta mais minimalista. Porém, o público jovem, que vestia seus moletons marcantes, não gostou da nova logo por perder toda a sua personalidade. Apenas 6 dias depois, a empresa voltou ao seu logo anterior, jogando fora todo o investimento de milhões.

A percepção do público também foi um fator importante para outro design mais recente, o do banco Itaú. Mas dessa vez, utilizando isso à favor da marca.

Após várias pesquisas, perceberam que o laranja era a principal memória do público quando se tratava de sua marca. E, por tanto, a assumiram de vez como cor do logotipo principal.

A imagem mostra o antes e depois do redesign da marca Itaú

A principal dica que podemos dar para a análise da percepção do público no redesign de marca é:

Procure identificar o que é relevante em sua identidade visual aos olhos do público.

Faça pesquisas não só com os clientes, mas também com os parceiros e colaboradores. Aqui estão algumas suposições que podem nortear esse entendimento do que faz lembrar a sua marca:

3. Análise do histórico e da personalidade da marca

Muitos redesign fracassaram ao não considerar o histórico da marca na hora de edfinir o que mudar.

Por exemplo, imagine que você tem uma empresa de tradição, com anos de mercado e com uma receita passada de geração em geração. Abandonar isso e “modernizar” de mais o visual poderá ir contra a sua história e tudo o que já construiu.

A história e os pontos chaves que precisam ser representados na nova marca. Além disso, é importante analisar também os atributos devem estar presentes, bem como os valores e crenças da marca. Ou, no caso de um rebranding, quais passarão a ser os novos atributos.

4. Análise de mercado

Se a marca atual parece defasada ou inferior aos seus concorrentes, isso precisará de correção.

É importante também identificar os pontos de reconhecimento e promessas desses concorrentes, para criar diferenciação. Afinal, você não irá querer investir em um redesign que tornará a sua marca parecida com a do seu concorrente e gere confusão no seu cliente.

Essa análise pode ser feita de várias formas, seja com uma pesquisa online ou indo ao local de venda.

Conclusão

Ao fazer um redesign, é preciso lembrar que não estamos construindo uma nova marca e sim melhorando aquilo que já existe. E saber o que mudar no redesign é fundamental!

Em alguns casos precisaremos de uma mudança completa! Por exemplo, quando a identidade anterior não foi criada com as estratégias certas ou houveram mudanças significativas no modelo de negócio.

Foi o que ocorreu com o redesign que fizemos para a Cake 2 confeitaria. A necessidade do redesign surgiu após a ampliação de seus produtos, o que não combinava com o nome anterior.

Da mesma forma, é preciso analisar cada um dos pontos citados. Pois só assim aprenderemos com os erros anteriores e criaremos uma marca que realmente agregue valor à empresa, sem ferir o seu legado.

Pronto para fazer o redesign da sua marca?

Como deve imaginar, este não é um processo rápido nem fácil. Criar uma identidade visual que esteja alinhada com os seus objetivos de negócios leva tempo e dedicação. Por isso, nada melhor que contar com profissionais capacitados que te auxiliem nessa jornada.

Aqui na Capulo, todos os nossos projetos são baseados em estratégia e adequação a sua marca. Saiba mais sobre nossos projetos de design de marca aqui e entre em contato para conversarmos sobre o seu redesign.

YASMINE ANDRADE

Designer de marcas e de interface na Capulo. Apaixonada por yoga, conversas inspiradoras, estratégia e por descobrir o porquê das coisas.


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